dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Assistência Técnica e Extensão Rural    
Produtores de soja recebem orientação sobre manejo integrado de pragas e doenças no PR
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater-PR
28/11/2014

A Emater de Peabiru, PR, realizou uma reunião prática, na propriedade do agricultor Marccos Sommariva, com a participação de 38 produtores de soja do município, atendidos pelo Projeto Grãos, para tratar de tecnologias que podem contribuir para o aumento da produtividade da cultura, redução dos custos de produção, aumento da renda da família e preservação do meio ambiente.

Inicialmente os participantes receberam informações sobre aplicação correta de agrotóxicos, destacando a necessidade do uso adequado de bicos e controle da deriva durante as pulverizações.

Depois, tiveram a oportunidade de visitar na propriedade uma lavoura de soja em início de ciclo reprodutivo, denominado R1, quando a cultura começa a emitir suas primeiras flores. O objetivo foi apresentar e melhor visualizar as tecnologias adotadas nesta área, preconizadas pela Embrapa. No local, foram discutidos com os produtores assuntos como manejo de fertilidade do solo, nível de sanidade da cultura, manejo de pragas, de doenças e de plantas invasoras, expectativa de produtividade e tendências de mercado.

A unidade de produção familiar de Sommariva é acompanhada com maior frequência desde a safra 2013/2014, sendo uma referência para a comunidade e o município. O manejo integrado de pragas e doenças é o foco principal do trabalho, especialmente no que diz respeito a grande preocupação que despertou a presença da lagarta do grupo Heliothinae, em particular a Helicoverpa armigera, bem como o controle de doenças, principalmente a Ferrugem Asiática.

O monitoramento de pragas é realizado duas vezes por semana com o uso de pano de batida, onde são identificadas e quantificadas as espécies de pragas presente, se as mesmas atingiram os níveis de controle preconizados pela pesquisa bem como a presença de inimigos naturais. O uso de agrotóxicos para o controle destas pragas somente é recomendado se necessário.

Para o monitoramento da Ferrugem da Soja foi instalado nesta propriedade um coletor de esporos para identificar a chegada da doença na lavoura, que somente se manifesta com a presença de esporos e sob condições favoráveis de clima, especialmente umidade sobre as folhas e temperaturas amenas. Duas vezes por semana são substituídas lâminas coletoras de esporo para averiguação com microscópio, inclusive com possibilidade de se fotografar os mesmos quando existe suspeita para a confirmação com especialistas.

Nesta reunião prática também esteve presente o Engenheiro Agrônomo José Alcir de Oliveira, da Adapar, que demonstrou de forma teórica e prática como proceder para realizar uma amostragem de plantas para análise de nematoide, uma praga de raízes com grande potencial de reduzir a produtividade das lavouras.

Este trabalho é a continuidade de um projeto maior, inserido em todo o Estado do Paraná, denominado “Campanha Plante seu Futuro”, que visa a adoção de tecnologias já existentes e definidas como eficientes, objetivando o aumento da rentabilidade da agricultura familiar com um menor impacto sobre os recursos naturais.

Nesta área de 12,3 hectares, conduzida com as orientações descritas, Sommariva obteve uma produtividade média de 4.041 kg /hectares na safra 2013/2014, com a expectativa de reproduzir os resultados nesta safra.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada