dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Biotecnologia      
Simpósio internacional vai discutir biotecnologia florestal para a agricultura familiar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Katia Pichelli, Embrapa Florestas
02/12/2014

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Internacional sobre Biotecnologia Florestal para Agricultura Familiar – Forest Biotech for Smallholders (FBS 2015), que acontece de 19 a 22 de maio de 2015, em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento é organizado pela Embrapa, FAO e Fetraf Sul e tem como objetivo compartilhar informações, conhecimentos e experiências sobre o uso de biotecnologias para melhorar a produtividade e o manejo florestal sustentável e apoiar a produção de madeira industrial por agricultores familiares.

O evento vai contar com palestras de posição e estudos de caso nos temas biotecnologia florestal, biotecnologia e comunidades tradicionais, florestas na agricultura familiar e fomento florestal, além de apresentação de trabalhos científicos em formato pôster.

Segundo o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, “a demanda mundial por produtos de origem florestal, como madeira, papel, energia e produtos não madeireiros está crescendo rapidamente e deverá dobrar até 2030 para alguns produtos. As florestas plantadas terão que desempenhar um papel cada vez maior para atender à demanda e evitar a sobre-exploração e degradação de florestas naturais”.

Estimativas apontam que a agricultura familiar participa com 32% do total dos 205 milhões de hectares de florestas plantadas manejadas para funções produtivas em todo o mundo. Eduardo Mansur, da FAO, explica que “a conferência da FAO realizada em junho de 2013 adotou o Plano de Ação Global para a Conservação, Uso Sustentável e Desenvolvimento de Recursos Genéticos Florestais, onde identifica o uso de novas tecnologias, no âmbito da bioeconomia, como uma área estratégica prioritária a ser apoiada pela comunidade internacional. O presente simpósio dará continuidade a estas iniciativas intergovernamentais e às atividades conduzidas pela FAO nas últimas três décadas”.

Para a Fetraf-Sul, “este evento vai reunir diversas informações e tecnologias para qualificar ainda mais a questão florestal junto aos agricultores familiares. Será um grande fórum para compartilhamento de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, geradores de políticas públicas, representantes de agricultores e técnicos que prestam assistência à agricultura familiar”, afirma Vilmar Agostinho Sergiki, Secretário Geral da Coordenação Estadual do Paraná/Fetraf-Sul.

O FBS 2015 é voltado para pesquisadores, estudantes, acadêmicos, gerentes, especialistas em políticas públicas, representantes do setor privado e da sociedade civil. Para mais informações, acesse www.fbs2015.com.br.

Serviço
FBS 2015 - Simpósio Internacional sobre Biotecnologia Florestal para Agricultura Familiar – Forest Biotech for Smallholders
Data: 19 a 22 de maio de 2015
Local: Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada