dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Sanidade vegetal  
Agrotóxicos para culturas menores são discutidos em evento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mapa
30/01/2015

Nessa quarta-feira (28), centenas de pessoas se reuniram na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para participar do III Encontro sobre o Registro de Agrotóxicos para Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI) – conhecidas popularmente como minor crops. O evento foi organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), CNA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Associação Brasileira dos Produtos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Cerca de 130 culturas já foram incluídas no registro de 12 defensivos agrícolas, desde a publicação da Instrução Normativa Conjunta (INC) 01/2014, do Mapa; da Anvisa e do Ibama, que facilita a solicitação de novos registros de produtos a serem utilizados em CSFI. Durante o evento, o amparo legal para a utilização de determinados agrotóxicos em culturas pequenas foi comemorado pelos produtores, que também mostraram entusiasmo em ampliar ainda mais este avanço.

Otimismo
O setor empresarial e as entidades do governo debateram a questão das culturas menores e apresentaram sugestões para melhorar o cenário. Álvaro Inácio, Fiscal Federal Agropecuário do Mapa que participou do Grupo de Trabalho sobre CSFI, apresentou a palestra “Situação atual das CSFI no Brasil”. Inácio expôs dados otimistas durante o encontro e mostrou o avanço que a INC 01 trouxe: a norma incluiu 286 novos alvos, como bactérias, fungos e insetos, e 138 ingredientes ativos. O Ministério está analisando, atualmente 19 processos, sendo que restam 381 inclusões de cultura para serem analisadas.

Luís Rangel, diretor do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) do Mapa, comemorou o avanço da norma que começou a ser discutida quando ele era o Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério: “Hoje o nosso Limite Máximo de Resíduos (LMR) é o mesmo que os Estados Unidos têm há 40 anos. A diferença é que chegamos a esse limite em apenas 5 anos. Muitas pessoas estão interessadas no assunto e a interlocução com os setores e o governo está dando certo, com crescente participação”.

Opinião do setor
Tom Prado, presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, destacou a necessidade do setor ser proativo no que se refere às CSFI: “Precisamos nos organizar para apresentar cada vez mais demandas embasadas com pesquisas e dados sobre as culturas pequenas. A CNA deve mobilizar também os produtores. O registro de agrotóxicos para as minor crops tem correlação com o comércio internacional e pode expandir esse mercado”, disse Prado.

Renato Abdo, que representou a Câmara Setorial de Hortaliças, afirmou que, mesmo tendo avançado na questão, o Brasil ainda tem um “longo caminho pela frente”. “Na visão do produtor, a questão minor ainda continua sendo macro”, disse.

O Encontro também contou com a presença de Anita Gutierrez, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que defendeu a simplificação da forma em que se solicita a inclusão de uma cultura pelo setor e disse “apoiar a diversidade na alimentação”. Para ela, quanto mais culturas forem incluídas, mais opções os brasileiros terão. Marcos Botton, Doutor em entomologia da Embrapa Uva e Vinho, apontou que deve-se ter uma articulação maior com os programas internacionais sobre CSFI, para levar, à mesa das pessoas, alimentos seguros.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada