dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Projeto avalia sustentabilidade da agricultura em solos no bioma Cerrado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
05/02/2015

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa viajou pelo norte de Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso, durante abril de 2013 e agosto a setembro de 2014, a fim de avaliar a sustentabilidade da agricultura intensiva, em solos de textura leve, no bioma Cerrado.

O projeto, liderado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), apresenta objetivos específicos como subsidiar o planejamento de uso e o manejo sustentável dos solos de textura leve; avaliar o impacto de sistemas produtivos no solo e na água nas áreas de estudo; transferir métodos e técnicas de levantamento de solos a técnicos das regiões estudadas e também transferir aos produtores as boas práticas agrícolas para solos de textura leve.

Um dos planos de ação aborda os atributos físicos do solo, inclusive com análise de infiltração de água feita com chuva simulada. Essas atividades são executadas na Chapada Gaúcha (Norte de Minas), Guaraí (Tocantins) e Campo Verde (Mato Grosso).

De acordo com o pesquisador Manoel Dornelas, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), para isso foi usado um simulador de chuvas desenvolvido por ele, que permite avaliar a taxa constante de infiltração de água no solo, a formação de crosta pelo impacto das gotas de chuva, o tempo de empoçamento da água na superfície, bem como perdas por erosão. O equipamento também permite o controle da intensidade de chuva.

A produção principal da Chapada Gaúcha é a semente de braquiária, como mostra a foto da máquina de colheita e beneficiamento da semente no campo de uma das fazendas.

O que parece ser fumaça escura é na verdade a terra sendo soprada sobre um sistema de peneiras para separar as sementes. A máquina funciona com um complexo de vassouras rotativas que varrem as sementes e a terra para dentro da máquina, explica o pesquisador.

O que chamou muito a atenção foi a produção de massa seca de braquiária, em torno de 20 toneladas por hectare, a qual é simplesmente queimada. A região não tem tradição de engorda de bois e segundo os proprietários, eles não tem o que fazer com tanto capim, diz Dornelas.

Alguns estão tentado deixar o capim espalhado sobre a terra por alguns anos, na tentativa de aumentar o teor de matéria orgânica do solo (veja foto). O que se nota nos testes de infiltração é que o material em decomposição acaba criando uma camada de baixa permeabilidade na superfície do solo. Para se ter ideia, na área de plantio direto com soja obteve-se uma taxa constante de infiltração de 13,8mm/h, enquanto com capim em decomposição a taxa foi de 1,5mm/h, explica o pesquisador.

Para mais informações sobre o simulador, acesse www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/14520

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada