dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal    
Nova variedade de batata será lançada no Paraná
Uma das principais características da BRS Camila é a resistência ao vírus Y, doença que causa degeneração das sementes e reduz a produtividade e a qualidade das lavouras
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Francisco Lima, Embrapa Clima Temperado
19/02/2015

A BRS Camila é uma nova cultivar de batata, resultado de um trabalho do Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) e Embrapa Produtos e Mercado (Canoinhas, SC). Foram 11 anos de pesquisas até a primeira apresentação pública, que será realizada no dia 5 de março, às 10h30, durante um dia de campo, em Palmas, na região dos Campos do Centro Sul do Paraná.

Uma das principais características da BRS Camila é a resistência ao vírus Y, doença que causa degeneração das sementes e reduz a produtividade e a qualidade das lavouras. Com essa resistência, a cultivar garante maior número de multiplicações da semente, tornando-se mais barata e de melhor qualidade. Também apresenta moderada suscetibilidade à requeima e à pinta-preta - características que podem ser vistas como positivas, considerando-se que outras cultivares, em geral, são suscetíveis a essas doenças.

Rendimento
A BRS Camila apresenta boa aparência de tubérculos e elevado potencial produtivo. "O rendimento comercial chega a ser entre 10 a 20% superior à principal concorrente que está no mercado hoje", estima o analista da Embrapa Produtos e Mercado, Antônio Bortoletto, tendo como base as avaliações junto aos cerca de dez produtores que estão testando a cultivar.

Suas batatas são ovaladas, com olhos rasos, polpa amarela clara, e pele amarela e lisa. Apresenta ainda período de dormência e ciclo vegetativo médios. Além disso, tem vida de prateleira mais longa, tanto no mercado como no armazenamento das sementes. A nova cultivar é indicada para plantio na região Sul do país e nas épocas mais frias das demais regiões produtoras.

Culinária
A BRS Camila é versátil na culinária, tendo sido desenvolvida para atender às crescentes exigências dos consumidores brasileiros. É voltada à cocção e pode ser preparada tanto assada quanto cozida, em função do seu teor de matéria seca. Nas análises sensoriais, apresentou sabor diferenciado e, por isso, também é indicada à cozinha especializada. "A expectativa é que atenda às demandas do produtor e satisfaça o consumidor", explica o pesquisador Arione Pereira, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da BRS Camila.

Produtor
A propriedade onde o Dia de Campo irá ocorrer é do Grupo Schebeski, que avalia a área mais significativa – são quatro unidades produtivas, com cerca de 500m² cada. De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor, Marcelo Kusman, a BRS Camila ainda está em testes, mas já chama atenção dos produtores pela beleza e pelo formato. Além disso, Kusman estima produtividade semelhante à principal variedade cultivada no país. "[A BRS Camila] É uma variedade promissora para produção in natura. O cartão de visita dela é muito bom", afirma.

Dia de campo
O dia de campo é exclusivo para o lançamento da BRS Camila. A cultivar será apresentada no campo, mas com direito também a apresentação culinária. O almoço de degustação será realizado na Casa do Turista, com diferentes receitas tendo a nova cultivar como matéria-prima. Além de Palmas/PR, a intenção da pesquisa é apresentar a BRS Camila em Dias de Campo nos municípios de São Francisco de Paula/RS, de Pouso Alegre/MG, e de Vargem Grande do Sul/SP.

A expectativa é que a BRS Camila já esteja nas prateleiras no primeiro semestre de 2016. Mais informações sobre a cultivar, inclusive sobre a disponibilidade de sementes, podem ser obtidas na Embrapa Produtos e Mercado, pelos telefones (47) 3624.0127, (47) 3624.0195 ou (47) 3624.2077; ou pelo e-mail spm.ecan@embrapa.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Olericultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada