dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agronegócio  
Hortifruti é o segmento que mais emprega por hectare em São Paulo
Mesmo representando grande parcela na economia paulista o segmento sofre muitas dificuldades, desde climáticas até econômicas, como a ausência de incentivos para investimento em tecnologia no campo
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ricardo Lopes
11/03/2015

O agronegócio é uma das atividades econômicas mais representativas em todo o país. Segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, o setor é responsável por quase um quarto do PIB brasileiro. Os números continuam expressivos quando migramos para o estado de São Paulo que, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), representa 14% do PIB Estadual e 20% do PIB do agronegócio do Brasil.

O plantio de hortaliças é um dos braços do agronegócio paulista. O estado de São Paulo abriga umas das principais regiões produtoras e fornecedoras desses alimentos para outras cidades, dentro e fora do estado, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, entre outros. O plantio e distribuição de hortifrútis oriundos do estado de São Paulo oferece produtos de qualidade e preços competitivos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em março do ano passado, a agricultura gerou mais 1.350 novos postos de trabalho no estado. Os produtores de hortaliças é o ramo de atividade que mais emprega por hectare no estado de São Paulo, enquanto geram empregos de três a seis pessoas por ha, na cana-de-açúcar é de 0,5 a 1,0 por ha. Na Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo (Aphortesp) geramos mais de dois mil empregos diretos e quatro mil indiretos.

Atualmente, mais de 10 milhões de folhosas são produzidas mensalmente pelos associados da Aphortesp, sendo que 40% somente alface entre crespa, lisa e americana. A produção anual de alface no Estado de São Paulo também surpreende. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em 2010 foram produzidos quase seis milhões de pés de alface e em 2013 chegou a mais de 14 milhões, com aumento crescente a cada ano.

Mesmo representando grande parcela na economia paulista o segmento sofre muitas dificuldades, desde climáticas até econômicas, como a ausência de incentivos para investimento em tecnologia no campo. Desde o final do segundo semestre de 2014, principalmente na questão da crise hídrica, a Associação vem se posicionando quanto aos entraves do setor, mas estamos otimistas – no que tange aos números do setor para os próximos meses. Estamos preparados para o período de alta venda de hortaliças, que é no verão. No mês de novembro de 2014, por exemplo, foram vendidos mais de 143 mil unidades de hortaliças por um dos associados. Temos a expectativa que em 2015 aumente o consumo, tanto no verão como no inverno. A associação não medirá esforços para disseminar a importância desse segmento para o governo para atingirmos a nossa meta, e principalmente queremos disseminar boas práticas agrícolas nas lavouras garantindo que o produto chegue com qualidade para os consumidores.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Horticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada