dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Evento  
Congresso de Girolando vai discutir aprimoramento da raça
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Seapa MG
24/04/2015

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando lançaram, nesta quinta-feira (23), na Cidade Administrativa (BH), o 1º Congresso Internacional e 2º Congresso Brasileiro da raça, que serão realizados no período de 19 a 21 de novembro, na capital. No congresso, estarão presentes produtores de leite, criadores e selecionadores de Girolando, empresários, técnicos e pesquisadores de 12 países.

Raça Girolando
O Girolando foi homologado como raça brasileira em 1996 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o rebanho responde por 80% do leite produzido no país. É o resultado do cruzamento de uma raça zebuína, o Gir leiteiro, com o Holandês europeu. Em todo o país o número de animais registrados é de 1,5 milhão e, para este ano, a expectativa é de crescimento de aproximadamente 10% em relação aos registros feitos no ano passado, chegando a 125 mil novos registros em 2015.

Minas Gerais, a principal bacia leiteira nacional, tem um vínculo histórico com a raça e concentra mais da metade do rebanho de Girolando. A produtividade leiteira média do animal que tem controle de lactação está em torno de 4,6 mil quilos por animal ao ano – muito superior à média registrada pela fêmea oriunda de outros cruzamentos, cujo resultado está em torno de 1,6 mil quilos por animal/ano.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, a raça, genuinamente nacional, é uma das maiores invenções da pecuária brasileira. “Os animais reúnem fertilidade, produtividade e rusticidade e se adaptam bem em qualquer sistema de produção, tipos de manejo e clima. O congresso será uma vitrine, uma oportunidade de negócios nacional e internacional, que vai mostrar o potencial de Minas na pecuária leiteira”, afirma.

Congresso Nacional e Internacional
O congresso vai discutir o aprimoramento e a internacionalização sustentável da raça, além de apresentar novas tecnologias e oportunidades de negócio. De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, para o país se tornar um grande player no mercado internacional de produtos lácteos é necessário focar em três pontos: ter estabilidade de oferta para manter presença constante no mercado externo, garantir a qualidade da produção e superar as barreiras sanitárias que acabam sendo restritivas à entrada do produto nacional em outros países.

“Durante o evento, vamos difundir conteúdo de referência (mercado, sanidade, manejo, genética e nutrição) e levar ao produtor as tecnologias disponíveis para o sucesso do seu negócio, no mercado de lácteos e de genética com venda de reprodutores, sêmen e animais geneticamente melhorados”, explica o presidente da associação de criadores.

Pró-Fêmeas
A raça Girolando integra o Pró-Genética Fêmeas, programa de melhoramento genético do Governo de Minas, executado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com Emater-MG, Epamig, IMA e as associações de criadores. Em feiras realizadas periodicamente em várias regiões do estado, o programa disponibiliza fêmeas com alto padrão genético, facilitando a compra desses animais pelos pequenos pecuaristas com o objetivo de aumentar a produtividade dos rebanhos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada