dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal    
Novas cultivares de soja competitivas para Norte e Nordeste
Com alto potencial produtivo, as variedades lançadas pela Embrapa Soja e Fapcen também possuem resistência ao nematoide de cisto e de galha
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
12/05/2015

A Embrapa Soja e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) lançaram nesta segunda, 11 de maio, duas cultivares de soja: a BRS 8590 e a BRS 8890RR, durante o Agrobalsas, realizado de 11 a 15 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA). A BRS 8890RR é indicada para o norte do Tocantins, sul do Maranhão e sudoeste do Piauí (REC 501) e nordeste do Maranhão (REC 502); e a BRS 8590 é indicada para a REC 501.

A BRS 8890RR apresenta produtividade excelente, sendo similar às cultivares mais plantadas na região de indicação. A cultivar destaca-se ainda por ter ciclo precoce (110 dias), o que é uma demanda dos produtores que planejam realizar a segunda safra de milho. A pesquisadora Mônica Zavaglia Pereira, da Embrapa Soja, afirma que essa cultivar agrega também outra característica importante para a região Norte e Nordeste que é a resistência ao nematoide de cisto (Heterodera glycines). “É uma excelente opção para os produtores que enfrentam dificuldades com o manejo do nematoide de cisto, porque a cultivar apresenta resistência às raças 1 e 3 e moderada resistência à raça 5 do nematoide”, diz. “Nosso objetivo é oferecer ao produtor opções de cultivares de soja que são adequadas às diferentes situações de manejo de suas áreas, a fim de garantir maior rentabilidade e competitividade a este produtor”, ressalta.

O nematoide de cisto tem 11 raças presentes no Brasil. Segundo o pesquisador Waldir Pereira, da Embrapa Soja, o patógeno penetra nas raízes e dificulta a absorção de água e nutrientes, reduzindo o tamanho da planta e o número de vagens. “Os nematoides podem sobreviver no solo por mais de oito anos, por isso, é difícil sua erradicação. Dessa forma, o uso de cultivares de soja resistentes são uma importante estratégia de manejo do problema”, explica.

O outro lançamento da parceria é a BRS 8590, uma cultivar de tipo de crescimento indeterminado, que tem excelente potencial produtivo, aliado à precocidade e à estabilidade de produção. “Um dos diferenciais dessa cultivar é o ciclo precoce (108 dias), o que garante a essa cultivar uma semana de vantagem quando comparada às convencionais mais plantadas na região”, enfatiza Mônica. Segundo ela, como a BRS 8590 tem tipo de crescimento indeterminado, a cultivar continua seu desenvolvimento mesmo após o início de seu florescimento, característica que a torna mais estável em situação de adversidade climática.

Para a pesquisadora, outro ponto forte da BRS 8590 é a boa sanidade com destaque para a moderada resistência ao nematoide de galha (Meloidogyne javanica), um problema que vem crescendo na região. As perdas variam de acordo com o nível de infestação de nematoides no solo, conforme a distribuição de chuvas e também com o nível de suscetibilidade da cultivar utilizada pelo agricultor. A Embrapa estima que entre 5 e 10% da produção anual da soja brasileira é perdida pela ação dos nematoides.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sojicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada