dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Clima    
Clima contribui com aumento da produção da mamona, mas ainda preocupa
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Climatempo
26/05/2015

A mamona é usada na fabricação de uma grande quantidade de produtos, mais de 400, que variam entre tintas, cosméticos, plásticos e diversos outros. Quando citada, a planta é muito lembrada por sua presença em produtos de beleza, mas sua principal e mais importante contribuição, vai para o setor de combustíveis, que conta com o óleo da mamona para a produção de biodiesel. Menos poluente, ele tem como matéria prima alguns óleos vegetais, entre os quais a palma (dendê), soja, canola, girassol, amendoim, algodão e a mamona. Este último, embora ainda não esteja nos gráficos dos óleos que mais contribuem com a produção do biodiesel, tem registrado crescimento como matéria prima desse combustível renovável.

De acordo com a FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, no ano de 2014 o Brasil produziu 20 mil toneladas de mamona, número que coloca o país no terceiro lugar do ranking mundial de maiores cultivadores da oleaginosa, ficando atrás apenas da Índia, responsável por 1,6 milhão de toneladas, e da China e Moçambique, ambos com 60 mil.

Apesar do número da produção brasileira ter caído bastante, quando comparado a 2008, por exemplo, ano em que o cultivo atingiu cerca de 120 mil toneladas, a mudança no clima foi o fator que mais contribuiu para a elevação do número da cultura.

“Nos últimos anos teve uma seca muito grande, que fez com que os números de produção caíssem bastante. Como neste ano o clima está melhor, há a estimativa de aumento de 138% da produção. No entanto, não é um crescimento, mas uma recuperação”, explica Leandro Menegon Corder, analista de mercado da CONAB.

Como a Bahia é responsável por 80% da produção da oleaginosa no país, a precaução com o clima concentra-se nesse estado e, embora as expectativas sejam boas, a meteorologista Bianca Lobo, da Climatempo, alerta que maio já é um mês de seca na região: “Não há previsão de chuva pelo menos para os próximos 15 dias. A chuva mais significativa só deverá retornar a partir de outubro”, diz.

Além disso, a meteorologista lembra que estarmos em influência de El Niño e, portanto “a tendência é de que a próxima temporada chuvosa se encerre com acumulados abaixo do normal”, o que exige cuidado e maior atenção dos produtores, visto que a mamona se desenvolve melhor em épocas de chuva, e em temperaturas entre 20ºC e 30ºC.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada