dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços      
Nematoides: Aprosmat lança manual para coleta de amostras de solo e raízes
Amostragem é de fundamental importância para o diagnóstico correto
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pauta Pronta
16/06/2015

Segundo a gerente técnica do Laboratório de Nematologia da Aprosmat, Tânia Silveira, a escolha da estratégia de manejo para controlar a população de nematoides vai depender primeiramente de uma correta amostragem do solo e raízes, para determinar quais nematoides (espécie e raças) presentes na área e os níveis populacionais destes parasitas. “A Aprosmat preocupada com a disseminação e desenvolvimento deste patógeno que tantos prejuízos causam ao produtor, desenvolveu e está distribuindo de forma gratuita o manual para orientação de como proceder a coleta com maior precisão possível. Para isso a amostragem é de fundamental importância para o diagnóstico correto”, revelou Tânia.

A Associação disponibiliza o manual na versão impressa aos produtores rurais para conhecer as formas corretas e adequadas de como proceder as coletas de solo e raízes para que estas sejam corretamente coletadas, acondicionadas e transportadas para o Laboratório de Nematologia da Aprosmat, para que os técnicos possam ter condições de proceder as análises e testes de forma correta e com os materiais coletados em bom estado de conservação permitindo uma análise mais precisa e detalhada.

Os nematoides são organismos que podem ser encontrados em diferentes habitats, como oceanos, rios, lagos, e em todo tipo de solo. A maioria é de vida livre e alimentam-se de micro-organismos, têm-se aqueles que se alimentam de plantas superiores, que são chamados de fitonematoides e parasitam diferentes partes das plantas como raízes, tubérculos, rizomas, bulbos, caules, folhas, flores e sementes. Os nematoides parasitas de plantas movem-se aleatoriamente no solo até receberem um estimulo químico atrativo, e quando ocorre o mesmo movimenta-se em direção a fonte de estimulo.

Na agricultura há vários gêneros de nematoides relacionados, entre eles Meloidogyne spp, Heterodera glycines, Pratylenchus spp, Rotylenchulus reniformes, Scutolonema brachyurus e Tubixaba tuxaua. A magnitude dos danos que os nematoides causam nas plantas é bastante variável. Algumas são altamente suscetíveis a determinado nematoide e outras podem tolerar populações altas sem sofrer danos expressivos. Os sintomas apresentados pelas plantas podem ser variados, dependendo do hospedeiro e da espécie em questão. Esse parasitismo pode ser evidenciado tanto nas raízes como na parte aérea das plantas cultivadas.

A principal forma de disseminação destes organismos dá-se pelo transporte de solo ou de material contaminado, ou seja, através de água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos ou solos infectados, transito de máquinas e implementos agrícolas e movimentos de animais e pessoas na área.

O problema com nematoides no Mato Grosso tem aumentado nos últimos anos. A preocupação com os nematoides de galha (Meloidogyne spp), de cisto da soja (Heterodera glycines) e das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) está cada vez maior, pois todos estão causando grandes perdas em áreas de produção e o manejo tem sido mais complicado devido ter associação de mais de uma espécie nos mesmos talhões.

A criação, projeto e design gráfico foi elaborado pela agencia de comunicação Amarelolaranja. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 3427-2400.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Nematóides
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada