dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Logística    
Competitividade da soja brasileira passa pelo investimento em logística
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Gabriel Faria, Embrapa
24/06/2015

Com o aumento da demanda mundial por alimentos nos próximos anos, o Brasil assume papel de destaque como fornecedor de grãos, sobretudo a soja. Entretanto, a competitividade da produção nacional dependerá de investimentos em logística. O assunto foi pauta de palestras e painéis durante o VII Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2015, que estão sendo realizados em Florianópolis (SC).

De acordo com o economista do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) Warren Preston, o Brasil deverá ser responsável por suprir de 30 a 40% do aumento da demanda mundial por alimento. Isso porque, diferentemente do país norte-americano, que não tem grande potencial para aumentar sua produção, o Brasil ainda tem novas áreas para serem transformadas em lavoura e tem capacidade de aumentar sua produtividade.

Entretanto, segundo ele, será necessário maior investimento em logística para o escoamento da produção.

"Mesmo com o alto custo de transporte, a soja brasileira ainda tem uma vantagem competitiva. Mas é preciso investir em logística", alertou.

Para o consultor em logística da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antônio Fayet, a falta de infraestrutura de transporte pode não só comprometer a exportação, como já tem reprimido a produção de grãos em algumas regiões brasileiras.

"Fizemos um levantamento que mostrou que no ano passado nós deixamos de produzir 4 milhões de toneladas de soja e milho por serem locais onde não compensava produzir, porque o custo para tirar não ia deixar margem para o produtor. Qualquer variação no preço do grão ou piora nos preços logísticos, acaba inviabilizando a produção", afirma.

De acordo com Fayet, com os investimentos atuais, a projeção é que somente em 2025 o Brasil tenha uma estrutura portuária com capacidade de atender à demanda de exportação atual do setor. Considerando a projeção de aumento da produção e o ritmo de melhoria da infraestrutura, seriam necessários de 18 a 20 anos para haver um equilíbrio entre a oferta e demanda.

"Nós precisamos de liberdade para o setor privado investir no setor portuário. Se tiver liberdade de fato, conforme quer a presidente Dilma, nós resolveremos o problema de portos, que é o problema fundamental. Com maior ou menor dificuldade, nós vamos chegar aos portos", analisa Fayet.

Nesse cenário, a logística de escoamento da produção de Mato Grosso tem especial destaque. Projetos como o da concessão da BR-163 de Sinop (MT) até Santarém (PA), a construção das ferrovias ligando Lucas do Rio Verde (MT) a Uruaçu (GO) e Sinop a Santarém e a viabilização das hidrovias dos rios Arinos, Juruena, Teles Pires e Tapajós reduziriam em mais de 50% o custo do frete na exportação da soja. Boa parte destas obras já está em fase de estudo de viabilidade e algumas fazem parte do Plano de Investimento em Logística do Governo Federal.

Da mesma forma, o custo do escoamento na região Sul do Brasil pode ser reduzido com a maior utilização de hidrovias nos rios Tietê, Paraná, Paraguai e Uruguai. A situação se repete para os países produtores de grãos do Mercosul, como Argentina Uruguai, Paraguai e Bolívia que têm os rios Paraguai, Uruguai e Prata como canais de exportação.

De acordo com o diretor do Estúdio Hermida e Associados, da Argentina, Raúl Hermida, para que essa realidade seja possível, é preciso maior integração regional, equilíbrio macroeconômico e governança dos países envolvidos.

A programação de palestras, painéis e apresentação de trabalhos do VII Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja continua até quinta-feira, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada