dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     31/03/2026            
 
 
    

As questões ambientais sempre foram relevantes, sobretudo no Brasil, lar de biomas fundamentais à conservação da vida no planeta. E cada vez mais ganham força globalmente, diante de desafios consideráveis como o efeituo estufa. Em todos os segmentos da sociedade, ser produtivo já não basta: agora o importante é aliar produtividade com alta tecnologia, sem se esquecer de cuidar do meio ambiente! A agricultura brasileira, por sua capacidade criativa e diversificada, há muito tempo tem contribuído enormemente para essa discussão. Foi assim, por exemplo, com o plantio direto, técnica de manejo sustentável aplicada pelos brasileiros desde os anos 1970. Mais recentemente, a aprovação do Código Florestal, que busca unir os interesses dos produtores rurais e a proteção das florestas nativas.

O Brasil tem mais de 800 milhões de hectares, dos quais pouco mais de 300 milhões com potencial para a produção agropecuária. Isso significa que mais da metade do território nacional ou são áreas urbanas ou são áreas de preservação ambiental. E o restante está destinado às atividades agropecuárias. Mesmo utilizando praticamente apenas um terço do território nacional (arredondando os números), a agricultura brasileira segue batendo recordes de produtividade: acabamos de colher uma safra de 204,5 milhões de toneladas de grãos. Um feito histórico.

Há espaço para melhorias e inovação? Sim. E muito! Por três motivos essenciais: 1) a necessidade de se produzir alimentos para nove bilhões de habitantes na Terra até 2050, segundo as estimativas, coloca o Brasil sob as luzes dos holofotes no cenário global. Somos o único país em condições de produzir o ano inteiro, sem parar; 2) nesse sentido, é preciso encontrar soluções para produzirmos cada vez mais sem que se aumente as áreas destinadas às atividades agropecuárias; e 3) mesmo produzindo a níveis invejáveis, os brasileiros ainda podem desenvolver técnicas de manejo agrícola recuperando terras degradadas, portanto, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Por ser de interesse de toda a sociedade, entendemos que estes três pilares só seguirão adiante de maneira eficiente e sustentável com o estreitamento de parcerias público-privadas, de forma que as expertises e qualidades destes dois setores somem forças na transferência de conhecimento, tecnologias e investimentos.

Com essa leitura que, em 2012, criamos a Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), um conceito revolucionário que responde aos anseios dos três motivos essenciais citados anteriormente. A parceria público-privada foi elaborada para aproximar empresas e tecnologias que permitem a efetiva implantação do modelo, pulverizando o conhecimento. Com os esforços somados podemos incentivar para que o conceito ILPF e suas tecnologias cheguem a todos os produtores, acadêmicos e demais elos da cadeia agrícola. Ao longo dos anos, com o desenvolvimento das pesquisas com ILPF, o modelo pôde ser adaptado às diversas realidades nacionais de clima, solo e o tamanho das propriedades – demonstrando sua universalidade e potencial para a produção agrícola brasileira.

Iniciamos o acordo com Embrapa, Cocamar, John Deere e Syngenta e, posteriormente, agregamos esforços com as empresas Schaffler, Parker e Dow AgroSciences. O Governo Federal também fez sua parte e colocou a inserção do modelo ILPF como parte dos esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa gerados pela agropecuária.

Ano a ano, alguns resultados do ILPF podem ser conferidos em uma fazenda modelo que a Rede de Fomento mantém em Goiás e que é movida pela inteligência ILPF. A Fazenda Santa Brígida, em Ipameri, abre suas porteiras para mostrar seus resultados ao público, este composto desde especialistas no assunto até público em geral. Todos que tiveram oportunidade de conhecer o local viram que é possível aumentar a renda das propriedades de forma sustentável. E, como afirmou o pesquisador da Embrapa Cerrados José Roberto Rodrigues Peres, se o exemplo da Fazenda Santa Brígida fosse adotado em 100 milhões de hectares, seria evolução tecnológica sem precedentes no País e significaria, pelo menos, três vezes mais a produção de grãos e três vezes mais a produção pecuária, sem a abertura de novas fronteiras.

Além da fazenda modelo, existem ainda cerca de 200 Unidades de Referência Tecnológica (URT) espalhadas pelo o Brasil, que servem para testar a tecnologia e difundi-las no seu entorno.

Por experiência, sabemos que os produtores brasileiros são responsáveis e estão abertos a formas sustentáveis de produção. Hoje não podemos viver somente baseados em modelos antigos, que muitas vezes foram desenvolvidos para condições diferentes das atuais, sejam elas ambientais, econômicas, sociais e agronômicas.

O modelo ILPF é um importante diferencial do agronegócio brasileiro frente aos demais países produtores do mundo. No entanto, temos que acelerar cada vez mais a curva de adoção dessas novas tecnologias. É aí que a Rede de Fomento ganha importância, pois coloca de um mesmo lado a experiência do setor privado com a do setor público. Técnicas como as da ILPF são de suma importância para que o Brasil possa se firmar como referência para a agricultura mundial e produzir, de maneira sustentável, ainda mais alimentos.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: ILPF
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada