dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/05/2017            
 
 
    
Agricultura Familiar    
Epagri resgata tradições culinárias em SC
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
08/07/2015

A Epagri está investindo no resgate da tradição culinária dos povos que colonizaram o município de Barra Bonita, no Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina. A extensionista da Epagri Aurea Gaperin Facco desenvolveu o projeto, em parceria com o Sicoob e a Secretaria de Assistência Social local, que pretende compreender, valorizar e resgatar a história e cultura culinária de descendentes de italianos, alemães, poloneses e caboclos.

O projeto vem sendo desenvolvido desde maio, quando foi realizada reunião para discutir a proposta com 12 lideranças das comunidades rurais, clubes de mães e de idosos. Até o final do ano serão realizadas no município diversas rodadas de confecção de receitas doces e salgadas que estão entrando em desuso na região. “A intenção é motivar os participantes para a arte culinária e também incentivar o desenvolvimento do turismo gastronômico local”, explica Aurea.

O primeiro encontro aconteceu no final de junho, quando as representantes do Clube de Mães Unidas Venceremos preparam rocamboles e bolinho de mandioca. Nas próximas etapas serão preparadas outras receitas que estão caindo no esquecimento, como quirera demilho, canjica de trigo e bolos e biscoitos diversos. Ao final do projeto, essas receitas vão compor um livro, que será lançado ano que vem evento de degustação.

“Resgatar e valorizar a cultura local enobrece a capacidade, em especial das mulheres, em relação à arte de cozinhar e preparar alimentos, fortalece vínculos, relembra a história e preserva as tradições da cultural local”, finaliza a extensionista.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada