dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/05/2017            
 
 
    
Produtos e serviços  
Epagri divulga teores minerais das maçãs Fuji e Gala na safra 2014/2015
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
22/07/2015

O Laboratório de Ensaio Químico da Estação Experimental de Caçador realiza todos os anos, desde 1991, a análise dos teores de minerais nos frutos de macieira das principais regiões produtoras do Sul do Brasil. Com essas informações, a cadeia produtiva pode tomar as melhores decisões sobre o armazenamento. “A composição nutricional dos frutos tem relação com a capacidade de conservação e com a ocorrência de distúrbios durante a armazenagem e a comercialização”, explica Bianca Schveitzer, responsável pelo laboratório da Epagri.

A análise da safra 2014/2015 aponta que as maçãs Fuji e Gala apresentam tendência de redução dos teores de nitrogênio nos últimos anos. Isso pode ser reflexo de um manejo mais adequado desse nutriente pelos produtores e pelas empresas. “Concentrações de nitrogênio acima de 400 a 500g/kg constituem um fator de risco para ocorrência de distúrbios fisiológicos pós-colheita e, por isso, as adubações nitrogenadas têm sido racionalizadas”, explica Leandro Hahn, pesquisador em fertilidade do solo e nutrição de plantas.

As concentrações médias de fósforo e cálcio têm se mantido estáveis nos dois cultivares. Embora nas maçãs Gala os teores de potássio e magnésio tenham ficado estáveis nas últimas safras, na maçã Fuji foram encontradas altas concentrações desses minerais. “Portanto, para maçãs Fuji, especialmente nas regiões de Fraiburgo e São Joaquim, pode haver comprometimento da qualidade dos frutos para a armazenagem”, diz Bianca.

Os especialistas da Epagri destacam também que o comportamento da qualidade do fruto em armazenagem não depende apenas dos teores minerais na polpa fresca, mas de um conjunto de fatores, entre eles, as influências climáticas durante o desenvolvimento nos pomares.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada