dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Melhoramento Genético    
Cooperação técnica visa identificar linhagens resistentes de tomateiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
13/08/2015

Avaliação de resistência ao nematoide-das-galhas, à pinta bacteriana e ao vírus do mosaico (ToMV) em linhagens de tomateiro para processamento industrial é o que prevê o contrato firmado entre a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Vivati Plant Breeding, empresa que atua na pesquisa voltada para o melhoramento de tomate. Firmado em julho de 2014 e com vigência até janeiro de 2016, o contrato estabelecido entre as duas partes vem sendo executado pelos pesquisadores Alice Quezado, Alice Nagata e Jadir Pinheiro.

Em andamento, os trabalhos de avaliação contemplam ensaios para estudos dessas linhagens. "Já foi concluída a parte do nematoide e do vírus e agora vamos proceder à avaliação de resistência à pinta bacteriana", explica a pesquisadora, para quem a parceria pode ser tratada mais como uma prestação de serviço, "de interesse das duas partes envolvidas".

Segundo ela, o fato de a Vivati ser uma empresa nacional cria maior possibilidade de ofertar para a cadeia produtiva de processamento de tomate industrial variedades mais adaptadas às nossas condições tropicais. Do lado da empresa, Quezado destaca a oportunidade de avançar nos trabalhos de melhoramento, tendo em vista a experiência da Embrapa na área de fitopatologia e sua coleção de fitopatógenos, formada a partir dos projetos voltados para o levantamento de patógenos no País, o que contribui para uma avaliação mais criteriosa das linhagens em questão.

Outra vantagem apontada diz respeito à interação preexistente entre as duas instituições. "Antes desse trabalho oficialmente registrado, já mantínhamos contatos com a Vivati Plant Breeding, que sempre nos visita para consultas e/ou traz amostras para diagnoses", observa a pesquisadora, para quem quer manter as portas abertas para os diversos elos da cadeia produtiva – produtores, empresas produtoras de sementes e de melhoramento, etc - faz parte do processo, "já que todos são nossos clientes".

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada