dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Recursos Hídricos    
Equipe analisa uso de bioindicadores de qualidade da água de Costa Rica e do Brasil
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente
21/08/2015

Bert Kohlmann, professor da Universidad Earth, de Costa Rica, está na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) para falar sobre seu trabalho com bioindicadores e biomonitoramento em rios tropicais.

Conforme o professor, o motivo principal dessa visita é colaborar e conhecer o grupo de trabalho da pesquisadora da Embrapa Kathia Sonoda com macroinvertebrados para determinar a qualidade da água, sobretudo de rios.

“Há muitos anos trabalho com esse tema e é muito bom conhecer a pesquisa de outros pesquisadores e poder colaborar e trabalhar juntos”, diz.

“Em Costa Rica, começamos a utilizar um ponto de vista em um tipo de análise com grupos funcionais de alimentação e tivemos muito bons resultados”. Como alguns insetos são novos, o professor gostaria de comparar e conhecer o que é encontrado no Brasil para verificar se há concordância entre os dados dos dois países tropicais.

Ao mesmo tempo, visitou outros laboratórios da Unidade, como o Quarentenário Costa Lima.

“Notei que há muitas possibilidades de realizarmos estudos em conjunto. Além desse tema, trabalho também com bioindicadores de qualidade do solo e de sua importância na vegetação natural, além de interpretação de fotos espaciais e com a elaboração de atlas de biodiversidade”.

Kohlmann ressaltou também, que em sua missão ao Brasil, estará recrutando alunos para pós-graduação para atuarem nos projetos desenvolvidos na Costa Rica e com parceria com outros centros de pesquisa internacionais. É uma boa oportunidade aos estagiários e/ou bolsistas para um intercâmbio.

Conforme Kathia, “essa parceria é importante para as pesquisas com macroinvertebrados aquáticos e especialmente em relação à funcionalidade desse grupo no ecossistema em que vivem porque a troca de experiências entre pesquisadores de países tropicais possibilita um melhor entendimento do que encontramos em nossas pesquisas, que muitas vezes vão contra ao que é apresentado por pesquisadores de países e clima temperado, como pode ser observado durante a palestra oferecida pelo professor.

“Os resultados de sua pesquisa apontam que grupos reconhecidos mundialmente como indicadores de boa qualidade ambiental em países europeus, não apresentaram este padrão na Costa Rica e no Brasil, quebrando um paradigma. Esta concordância nos resultados confere maior robustez aos resultados apontados pelos dois grupos latino americanos”, conclui Kathia.

Passando conhecimento
O professor falou também a estudantes e química e biotecnologia do Colégio Técnico Poli-Bentinho de Campinas, SP, atendidos pelo Programa Embrapa & Escola, em 20 de agosto, na parte da manhã, no Laboratório de Ecossistemas Aquáticos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada