dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Nutrição vegetal      
Uso de pós de rocha são discutidos na agricultura e na produção de alimentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristiane Betemps, Embrapa Clima Temperado
28/08/2015

Durante toda esta sexta-feira, 28 de agosto, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e representantes do Instituto Padre Josino, Embrapa Clima Temperado, Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), Cooperativa de Prestacao de Servicos e Assistencia Tecnica e Educacao Rural Ltda de Santa Cruz do Sul (Coopsat), Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (CPC), Cooperativa de Biocombustível (CooperBio) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam o Seminário Estadual Usos dos Pós de Rochas na Produção de Alimentos. O encontro vai exigir trocas de experiências entre agricultores, pesquisadores e profissionais no uso de pós de rochas e o que há de pesquisas e disponibilidades de informações para ampliação do uso desses pós na agricultura e na produção de alimentos. O evento vai ocorrer no auditório Ailton Raseira, na sede da Embrapa, em Pelotas, das 9h às 16h.
 
Segundo o pesquisador Carlos Augusto Silveira, um dos coordenadores do Seminário, a intenção é proporcionar um encontro para sugerir políticas públicas para pesquisa e generalização de informações sobre o tema. "Vamos propor um debate sobre legislação e políticas públicas para uso de pós de rochas na fertilização e recuperação dos solos, transição agroecológica e produção de alimentos saudáveis, além de geração de massa crítica no tema entre os agentes públicos, agricultores e movimentos sociais", informou.

A abertura está marcada para as 9h30 com a presença do chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, do diretor do Departamento de Agregação de Valor e Renda do MDA, Marcelo Piccin, e o presidente do MPA, Frei Sergio Gorgen. Após, o programa do dia inicia com o painel Pesquisas no Uso dos Pós de Rocha sob a coordenação de Vanderléia Nicolini do MPA, seguida pelo pesquisador Carlos Augusto Posser Silveira, que faz a palestra Subsídios técnicos para registro de pós de rocha como remineralizadores e pela geóloga Magda Bergmann, da CPRM/Serviço Geológico do Brasil, com a palestra Prospecção e caracterização de materiais geológicos para remineralização de solos. A manhã é encerrada com o tema Possibilidades de uso de pós de rocha na agricultura, apresentado pela agrônoma e doutoranda da UNB Adriana Gorgen, de Brasília/DF.
 
A tarde o Seminário fica reservado para a exposição de experiências entre técnicos e agricultores no uso de pós de rocha na agricultura, com a coordenação de Miqueli Sturbelle Schiavon e Marcelo Leal Teles, do MPA.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada