dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Evento  
Evento discute inovações e rumos do mamão brasileiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Camila Fregona
31/08/2015

Especialistas na cultura do mamoeiro no país, técnicos, produtores, empresários e os outros agentes de desenvolvimento ligados à fruticultura estarão reunidos entre os dias 10 e 13 de novembro na sexta edição do Simpósio do Papaya Brasileiro. O evento, que acontece em Vitória/ES, irá discutir e sugerir alternativas que removam os principais obstáculos ao desenvolvimento do setor, bem como mostrar os avanços tecnológicos e científicos, e analisar as perspectivas de mercado da fruticultura.

Embora o mamão tenha aumentado, significativamente nos últimos anos, sua participação nas exportações brasileira de frutas frescas, o volume ainda é pequeno – cerca de 5% do total de frutas exportadas pelo Brasil e menos de 2% do que o país produz de mamão. Vários estudos estão sendo conduzidos em diversas Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento do país, nas diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de gerar tecnologias para aumentar esses índices e, sobretudo, para obter melhor qualidade e conservação dos frutos e reduzir as perdas na pós-colheita.

O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão papaya, com área cultivada de aproximadamente 30 mil hectares e produção estimada de 1,5 milhões de toneladas/ano, o que corresponde a cerca de 12% da oferta mundial. A cultura está distribuída na maioria dos estados brasileiros e além de apresentar grande importância socioeconômica por gerar renda, empregos e absorver mão de obra o ano inteiro, as exportações de mamão tem se constituído em uma importante fonte de divisas para o país, que se encontra entre os três maiores exportadores do mundo, com US$ 47,1 milhões.

No entanto, existem alguns desafios ligados à área ambiental, agrária, relações sociais e de mercado; além da necessidade de avançar e inovar na área tecnológica visando o aumento da produtividade, qualidade e competitividade de todo o complexo da cadeia.

Durante o VI Simpósio do Papaya Brasileiro serão discutidos temas relacionados à comercialização, e fatores de produção que interferem na produtividade, qualidade e conservação do fruto. O evento também contará com a apresentação dos resultados de pesquisas tecnológicas e científicas mais recentes para a cultura. Em destaque na programação, haverá um painel de discussão técnica no qual o setor produtivo/exportador apresentará as suas demandas, que servirão de indicativo para as instituições brasileiras desenvolverem as suas pesquisas com a cultura.

O VI Simpósio do Papaya Brasileiro é promovido pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)/Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo - SEAG. As inscrições para participar do evento, a programação e normas para envio de trabalhos técnico-científicos estão disponíveis no site www.papayabrasil2015.com.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada