dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/03/2021            
 
 
    
Agricultura Familiar      
Cultivo de pimentão sob telado produz 80% mais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater DF
08/09/2015

A XVII Semana do Pimentão teve início na última quarta-feira, 2, com um dia de campo sobre cultivo de pimentão sob telado. O evento foi realizado na chácara do produtor Olivan Lima Peres, no núcleo rural Taquara, no Distrito Federal, que tem dois hectares destinados ao uso dessa tecnologia.

Segundo o gerente da Emater-DF na Taquara, Fabiano Carvalho, o cultivo sob telado produz até 80% mais que no campo aberto e com a mesma qualidade da produção em estufa. "O cultivo em telado é uma alternativa mais barata que a estufa, porém utilizado apenas no período da seca. Essa tecnologia diminui a incidência de luz e de ventos fortes e secos, criando um microclima favorável para a produção", explica.

O evento teve como principal objetivo difundir os benefícios e resultados da tecnologia para técnicos e produtores de todo o DF. No total, o dia de campo teve a participação de cerca de 300 pessoas.

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, disse aos participantes que "atividades como essa são para fazer com que vocês se apropriem dessas tecnologias e as transformem em inovação. É a oportunidade de verem como otimizar o uso de pequenos espaços e da mão de obra, aumentando a produção e a renda".

O produtor Olivan acredita que é importante atender às exigências do mercado, oferecendo frutos de qualidade. "Com o telado há menos perda que a céu aberto, além da durabilidade pós-colheita ser maior", explica. O produtor vende o pimentão para a Cooperativa Agrícola de Planaltina (Cootaquara) e para um revendedor de Anápolis, GO, que exporta para a Região Norte do País.

Estações
O dia de campo contou com nove estações em que foram apresentados novos híbridos e resultados de insumos utilizados na produção. Em uma das estações, a Emater-DF falou do manejo da irrigação e fertirrigação na cultura do pimentão, mostrando como fazer o uso mais racional da água e, ao mesmo tempo, obter melhores resultados.

Parceira no evento, a Embrapa Hortaliças apresentou algumas informações sobre Produção Integrada de Pimentão. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Embrapa Hortaliças, com apoio da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Cooperativas e produtores locais para elaboração e divulgação das Normas Técnicas Específicas para a Produção Integrada do Pimentão (NTEPIP). A Produção Integrada é um programa do Mapa que visa à produção de alimentos de alta qualidade mediante o uso de recursos naturais e de mecanismos reguladores para minimizar o uso de insumos e contaminantes pela integração de diferentes práticas de manejo, assegurando uma produção agrícola mais sustentável.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada