dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços  
Fruticultura: planilha eletrônica auxilia gestão financeira
Ferramenta pode aumentar a renda da propriedade, pois permite que produtor identifique e gerencie melhor os principais custos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Viviane Zanella, Embrapa Uva e Vinho
06/09/2016

Desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho (RS), ferramenta pode auxiliar produtores e técnicos nas avaliações econômico-financeiras de 11 espécies frutíferas de clima temperado: ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva. Para isso, são utilizadas informações que vão desde a produção no campo até a pós-colheita. O GestFrut está disponível gratuitamente para download neste endereço.
 
Para aperfeiçoar o processo de gestão em pequenas propriedades, entre 2012 e 2015, Joelsio Lazzarotto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, liderou o projeto "Aprimoramento gerencial de fruticultores familiares gaúchos e catarinenses: uma abordagem participativa focada em questões econômico-financeiras". Unindo saberes de pesquisadores, extensionistas rurais e produtores, foram desenvolvidas planilhas eletrônicas que originaram o GestFrut. "Eram para ser de uso exclusivo da equipe do projeto, mas o resultado ficou tão interessante que a equipe decidiu disponibilizá-lo para produtores e técnicos por acreditar que seu uso poderá trazer grandes contribuições no sentido de melhorar a tomada decisão em propriedades produtoras de frutas de clima temperado e, consequentemente, auxiliar para alavancar a rentabilidade da produção", comenta Lazzarotto.
 
Alfredo Gallina, engenheiro agrônomo do Escritório da Emater RS/Ascar, acompanha 550 pequenos produtores de Farroupilha (RS), que tem na produção de frutas uma das principais atividades econômicas do município. Galina foi um dos técnicos que apoiou a realização de painéis de discussão que buscaram principalmente validar a ferramenta GestFrut junto a grupos de produtores e técnicos extensionistas. Ele avalia que o GestFrut vai ser uma excelente opção para que o produtor possa conhecer a realidade dos custos da sua produção e fazer uma relação entre a produtividade e a rentabilidade da atividade. "Hoje em dia, o produtor não contabiliza os custos fixos, a depreciação da estrutura ou a mão de obra, que em geral é familiar. O produtor só registra os custos dos insumos, como as mudas, os defensivos e o adubo", pondera.
 
Gallina acredita que o acesso à nova ferramenta pode aumentar a renda da propriedade, pois permitirá que o produtor identifique e gerencie melhor os principais custos, auxiliando, por exemplo, a avaliar o valor da depreciação de um trator a cada safra. A previsão é de grande parte dos produtores adotem a ferramenta. No entanto, pondera que deverão ser feitos treinamentos para auxiliar numa primeira etapa. "Já pudemos acompanhar que o preenchimento é bastante fácil, mas devemos dar uma ajuda nesse começo e também fazer um acompanhamento para garantir que seja bem entendido e usado. Também vamos contar com os jovens que estão na propriedade e poderão auxiliar os mais velhos a usarem essa nova ferramenta", avalia.
 
Estruturalmente, o GestFrut possibilita realizar estimativas e análises econômicas e financeiras de diferentes sistemas de produção de frutas de clima temperado. As planilhas disponíveis para download contam também com modelos de sistemas de produção já preenchidos, auxiliando, assim, o usuário a compreender melhor seu funcionamento. Além disso, os usuários têm à disposição um manual de uso da ferramenta e um caderno de escrituração para cada uma das onze espécies frutíferas. Esse caderno possui três objetivos principais: permitir que, ao longo do ano, o produtor registre e armazene informações essenciais de diferentes sistemas de produção, convencionais ou orgânicos; reunir as informações necessárias para utilizar o GestFrut; auxiliar na tomada de decisão, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, para realizar, quando necessário, possíveis ajustes na condução da produção.
 
Na visão do diretor-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, o GestFrut é uma alternativa muito interessante para nortear o produtor. "O controle de custos na propriedade é um desafio que precisa ser enfrentado. No mercado atual, globalizado e cada vez com maior competição das frutas importadas, precisamos nos preparar e ter uma boa gestão, com o controle dos números. Nossa tarefa agora é incentivar os produtores a usarem [o GestFrut] para terem um bom resultado", considerou Albuquerque.
 
O desenvolvimento da tecnologia
O GestFrut foi desenvolvido no ambiente do software Microsoft Excel, com recursos de programação do Visual Basic, possibilitando: realizar estimativas e análises de eficiência econômica (receitas, custos, lucro, lucratividade etc.) e de viabilidade financeira do sistema de produção em análise (tempo de recuperação do capital, taxa interna de retorno, retorno adicional sobre o investimento etc.); identificar as variáveis que mais impactam nos resultados econômicos e financeiros da produção da fruta avaliada; realizar simulações para estimar e analisar riscos econômicos e financeiros do sistema de produção, verificando, por exemplo, a probabilidade de obter resultados positivos e negativos de acordo com a variação de preços dos insumos.
 
As planilhas que compõem a ferramenta são alimentadas com dados relacionados com todos os itens necessários para a produção de cada fruteira. Esses itens englobam, por exemplo, os bens de capital (máquinas, equipamentos e benfeitorias), a mão de obra e os insumos agrícolas (adubos e defensivos agrícolas, por exemplo). Para montar as planilhas iniciais, houve participação intensa do pesquisador João Fioravanço da área de fitotecnia da Embrapa Uva e Vinho. Na sequência, foram realizadas entrevistas e coletas de informações com mais de 150 produtores, a fim de aperfeiçoar e validar a ferramenta. A partir dos levantamentos de campo, para a produção de cada fruteira, foram gerados também os dados que alimentam os sistemas modelos.
 
Agronegócio relevante
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, a fruticultura de clima temperado representa aproximadamente 7,6% da produção e 18% do valor bruto total das frutas produzidas no Brasil. Os agricultores familiares gaúchos e catarinenses são responsáveis por cerca de 60% da produção nacional de frutas de clima temperado. Mesmo com essa grande expressividade, o gerenciamento econômico-financeiro dessa atividade ainda é feito de forma bastante precária, segundo Joelsio Lazzarotto, responsável pelo projeto de desenvolvimento do GestFrut.
 
Lazzarotto destaca que, no Brasil, a grande maioria dos produtores rurais não realiza uma adequada gestão de investimentos, custos e receitas. "Em geral, os produtores estão mais preocupados em utilizar novas tecnologias de produção, como, por exemplo, novos tratamentos fitossanitários. Tecnologias de gestão, como a análise de investimentos e o controle de custos, infelizmente ainda são muito pouco utilizadas nas propriedades e poderiam gerar informações fundamentais para a tomada de decisão, melhorando, assim, a eficiência econômica dos empreendimentos agropecuários", pontua ele.
 
A coordenação técnica do desenvolvimento do GestFrut é da Embrapa Uva e Vinho. Apoiaram a ação a Emater/RS-Ascar e a Epagri, além de entidades de classe e as prefeituras municipais envolvidas no projeto.
 
Onde encontrar
O GestFrut é totalmente gratuito. Para fazer o download da ferramenta acesse o endereço e clique na imagem da fruta de interesse.

Clique aqui e assista ao vídeo que explica sobre a ferramenta e orienta sobre a sua utilização.

Reportagem originalmente publicada em 23/9/2016

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada