dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Clima      
Com 3ºC acima da média, Sudeste precisará de mais cuidados na aplicação de agroquímicos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Climatempo
02/10/2015
As variações climáticas são uma das principais vilãs na agricultura. Chuva, sol, vento e mudanças bruscas de temperatura respondem por grande parte das doenças que atacam as plantações. Na tentativa de se defender desses problemas, produtores investem na aplicação de agroquímicos. Porém, o tempo também influencia, e muito, na aplicação e no efeito satisfatório dos defensivos.
 
“Umidade e temperatura são os principais fatores climáticos que interferem na tecnologia de aplicação dos agroquímicos. Além disso, a precipitação também é preocupante, pois, dependendo do número de horas que o produto leva para ser absorvido, a chuva pode lavá-lo e diminuir, ou até retirar, todo o efeito dele sob a planta”, explica Claudia Godoy, pesquisadora da Embrapa.
 
Para garantir a eficácia dos produtos, Claudia conta que há um horário recomendado para a aplicação, que, na parte da manhã, vai até 10h e, na parte da tarde, começa às 16h. Esse horário só se torna maleável quando o tempo colabora e a temperatura fica mais amena, com a umidade relativa do ar alta, o que forma a condição ideal para a aplicação e ação do produto.
 
Entretanto, os agricultores do Sudeste, região que mais comercializa agroquímicos, conforme dados do IBGE, devem estar atentos aos boletins agrometeorológicos da Climatempo. De acordo com o meteorologista, Alexandre Nascimento,todos os estados do Sudeste terão temperaturas acima do normal: “Agricultores do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo deverão se preocupar mais, pois esses estados poderão ser os mais quentes. A anomalia pode ser de mais ou menos 3ºC acima da normalidade”. Essa temperatura mais alta pode impactar o horário de aplicação dos agroquímicos e até diminuir o período de horas recomendável.
 
Quanto à precipitação, o Norte de Minas Gerais e o Espírito Santo não precisam se preocupar, pois o meteorologista diz que “chove menos nestas localidades”. Mas, em São Paulo, que é o maior consumidor de defensivos agrícolas do país, a situação é diferente. “Nesse estado, as frentes frias conseguirão chegar com mais facilidade e, por isso, chove mais, o que o tornará o estado mais chuvoso do Sudeste”, diz Alexandre.
 
Os próximos dois meses ainda serão muito quentes e com pouca chuva no Espírito Santo. Isso por causa da presença do fenômeno El Niño que faz com que as frentes frias fiquem bloqueadas, na maior parte do tempo, sobre o Sul do Brasil. Em todas as regiões do Espírito Santo nós teremos picos de calor, semelhantes aos de setembro, nos próximos dois meses. Como as frentes ficarão bloqueadas, a chuva deve ficar bem abaixo do normal, completa o meteorologista da Climatempo.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada