dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agroenergia    
Simpósio vai discutir produção e uso de enzimas no contexto nacional
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agroenergia
09/10/2015
Produção e uso de enzimas para desconstrução de biomassa é o tema do Simpósio "Agroenergia em Foco", que a Embrapa promove de 23 a 24 de novembro, em Brasília/DF. O evento faz parte da programação do II Encontro de Pesquisa e Inovação da Embrapa Agroenergia, em que serão apresentados trabalhos de estagiários e bolsistas que participam dos projetos da instituição. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até 13/11, pelo e-mail agroenergia.eventos@embrapa.br.
 
O chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville, explica que o tema foi escolhido pela importância que enzimas têm para a bioenergia. “É um campo amplo que está muito pouco explorado e existem, hoje, poucas empresas atuando nesse mercado. Como nós temos biodiversidade, competência técnica e infraestrutura, temos como desenvolver tecnologia nacional nessa área”, ressalta. O Simpósio dará origem a um documento elencando prioridades de pesquisa em etanol 2G e bioprodutos, que norteiem as ações de pesquisa não só na Embrapa, mas também no contexto nacional.
 
Na primeira manhã do Simpósio, a Embrapa Agroenergia vai apresentar suas linhas de pesquisa e os participantes poderão conhecer os laboratórios da instituição. Na parte da tarde, o debate será voltado para o mercado de enzimas, dentro e fora do Brasil. Para tanto, participarão da mesa-redonda especialistas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Universidade de São Paulo (USP) e da empresa Novozymes, detentora de quase 50% do mercado mundial de enzimas comerciais. Coordenadora da mesa-redonda de que eles farão parte, a economista Daniela Tatiana de Souza, analista da Embrapa Agroenergia, espera que a discussão possa traçar um quadro de informações, estratégias e oportunidades nesse segmento.
 
A desconstrução de biomassa lignocelulósica será o tema das discussões do segundo dia do Simpósio. Enzimas são peças-chave para a desconstrução desse tipo de material, que é base para a produção de etanol celulósico (2G) e diversos bioprodutos de valor agregado. Participam do debate pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). A recalcitrância da biomassa, bem como formas de pré-tratamento e aplicação das enzimas estão entre os pontos que serão tratados.
 
Durante toda a Semana do EnPI 2015 (23 a 27 de novembro), pôsteres com pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Embrapa Agroenergia estarão em exposição. Haverá também apresentações orais e os melhores trabalhos serão premiados. A apresentação de trabalhos é restrita aos colaboradores que possuem vínculo com a Embrapa Agroenergia, mas a participação ao longo do evento é livre e gratuita.
 
O evento conta com o apoio do Banco de Brasília (BRB), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio). Mais informações aqui.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada