dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Estudo aponta porta-enxertos alternativos para a citricultura em SP
Resultados poderão contribuir para a definição de um novo padrão de distribuição de combinações copa/porta-enxerto de citros na região norte do estado
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Caio Albuquerque, USP/Esalq
03/10/2016
Em 2001, com a constatação da doença morte súbita dos citros (MSC), o limoeiro ‘Cravo’ (Citrus limonia Osbeck), um dos principais porta-enxertos da citricultura brasileira, mostrou-se suscetível à doença. “A utilização de porta-enxertos tolerantes à MSC no cultivo de laranjeiras doces (C. sinensis (L.) Osbeck), até o momento, é a medida de manejo mais indicada”, comenta o engenheiro agrônomo André Luiz Fadel, autor de um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).
 
O estudo avaliou o desempenho horticultural de laranjeira ‘Valência’ sobre onze porta-enxertos na região norte do Estado de São Paulo, uma vez que os porta-enxertos podem apresentar baixa tolerância à seca, inviabilizando o cultivo sem irrigação nas regiões norte e noroeste do Estado de São Paulo. “Tais regiões apresentam baixa disponibilidade hídrica no solo e altas temperaturas em determinadas épocas do ano”. Assim, considerando a necessidade de cultivo de espécies mais eficientes na produção e qualidade dos frutos de laranja doce, a proposta inicial do trabalho de pesquisa, que foi orientado pelo professor Francisco de Assis Alves Mourão Filho, do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ, foi buscar espécies/seleções de porta-enxertos alternativas em relação ao uso do limoeiro ‘Cravo’ para a produção de laranja ‘Valência’ na região norte do Estado de São Paulo.
 
O objetivo do trabalho, que teve co-orientação de Eduardo Sanches Stuchi, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, foi determinar o desempenho da laranjeira ‘Valência’ (C. sinensis (L.) Osbeck) sobre onze porta-enxertos na região norte do Estado de São Paulo, baseando-se nas características de produção e qualidade de fruto, desenvolvimento das plantas, tolerância à MSC e à seca.
 
O experimento foi desenvolvido na Fazenda Muriti, pertencente à Citrosuco S.A. Agroindústria, município de Colômbia (SP). “Os diferentes tipos porta-enxerto avaliados são oriundos de um trabalho de melhoramento genético iniciado nos anos de 1980 pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, de seleções introduzidas de trabalhos anteriores de melhoramento na Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB) e outras, desenvolvidas na ESALQ”, explica o autor. As diferentes combinações copa/porta-enxerto foram implantadas em 2007 e o acompanhamento do desempenho horticultural destas árvores se estendeu por, pelo menos, seis safras agrícolas.
 
Resultados
Entre os diferentes porta-enxertos avaliados, os híbridos tangerina ‘Sunki’ x Poncirus trifoliata ‘English’ (Citrus sunki (Hayata) hort. ex Tanaka x Poncirus trifoliata (L.) Raf) e citrange ‘C-13’ “S” (Citrus sinensis (L). Osbeck x Poncirus trifoliata (L.) Raf.) apresentaram potencial para o cultivo de laranjeira ‘Valência’ na região norte do Estado de São Paulo como alternativa ao limoeiro ‘Cravo’.
 
“Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão contribuir para a definição de um novo padrão de distribuição de combinações copa/porta-enxerto de citros na região norte do Estado de São Paulo. Tais combinações poderão reunir características desejáveis para produção sustentável naquela região, incluindo alta produtividade e qualidade de frutos, tolerância à seca e à MSC”, finaliza.
 
Para sua execução, o projeto contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Citrosuco S.A. Agroindústria.

Reportagem originalmente publicada em 27/10/2016

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Fruticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada