dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Nutrição Animal    
Em busca das melhores opções de milho e sorgo para silagem
Programa da Embrapa avalia composições mais vantajosas para silagem destinada ao gado leiteiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marina Torres, Embrapa Milho e Sorgo
30/10/2015
Cultivares de milho e de sorgo serão avaliadas quanto à qualidade para produção de silagem em 17 municípios da região Central de Minas na safra 2015/2016. O trabalho, desenvolvido em parceria pela Embrapa, Emater-MG e Riber KWS Sementes, faz parte do Programa de Melhoria da Cadeia Produtiva do Leite.
 
Serão instaladas unidades demonstrativas em 30 propriedades acompanhadas por extensionistas da Emater-MG e profissionais da Embrapa. "Esse trabalho faz parte de uma estratégia voltada para a melhoria da alimentação do rebanho leiteiro, com ênfase no aumento da produtividade de silagem", explica o coordenador regional de culturas da Emater-MG Walfrido Albernaz.
 
Ele explica que, nas propriedades, haverá orientações para melhoria da qualidade da silagem, das práticas de armazenamento e utilização desse alimento, a fim de aumentar a rentabilidade dos produtores de leite da região.
 
"Tendo em vista que o custo de produção da silagem tem sido muito elevado, é preciso aumentar a eficiência do sistema de produção. É importante ter os devidos cuidados, desde a escolha de cultivares apropriadas e utilização adequada da correção e adubação do solo até as formas de colheita e conservação da forragem, para que esse produto seja viável economicamente", afirma o coordenador.
 
Walfrido comenta a importância da utilização das sementes cedidas pela Embrapa para o programa. "A disponibilidade de sementes de cultivares melhoradas pela Embrapa permitirá uma avaliação tanto dos técnicos e pesquisadores quanto dos produtores sobre seu comportamento nas condições da região em comparação com as cultivares disponíveis no mercado e comumente utilizadas pelos agricultores."
 
O gerente do escritório de Sete Lagoas da Embrapa Produtos e Mercado, Reginaldo Resende, lembra que a avaliação de cultivares de milho e de sorgo apropriadas para a produção de silagem teve início na safra passada. "Este ano, estamos dando continuidade ao trabalho com algumas cultivares diferentes que estão sendo multiplicadas e comercializadas por empresas licenciadas pela Embrapa. As sementes estão disponíveis nas lojas de insumos da região, o que facilita o acesso dos produtores."
 
As cultivares de milho da Embrapa distribuídas são as variedades BRS 4103 e BRS Caimbé, os híbridos BRS 3040, BRS 2022 e HTMV1. Já de sorgo foram disponibilizados o híbrido BRS 655 e a variedade BRS Ponta Negra.
 
Na avaliação realizada na safra 2014/2015, o BRS 655 se destacou pelo seu potencial para produção de silagem. Apresentou elevado rendimento de matéria seca (aproximadamente 18.437 quilos por hectare); e alta qualidade, com produção de 17.404 quilos de leite por hectare e 944 quilos de leite por tonelada de matéria seca ingerida.
 
Outro fator observado na última safra foi o comportamento das cultivares em relação à estiagem. "Na época em que foi realizado o trabalho, houve na região escassez hídrica em função da falta de chuva. Os plantios de milho para silagem ficaram comprometidos. O sorgo, por ser mais tolerante à seca, teve já no primeiro corte produtividades superiores às do milho e ainda possibilitou um segundo corte com ótimas produtividades impulsionadas pelas chuvas que se concentraram na safrinha", explica Reginaldo.
 
Essa situação exerceu influência na decisão dos produtores para os plantios seguintes. "Produtores que em 2013/2014 plantaram milho não tiveram alimento suficiente para o rebanho na época da seca. Alguns que nunca haviam plantado sorgo para silagem tiveram essa experiência em 2014/2015, conseguiram alimento para todo o rebanho e ainda com a possibilidade de venda do excedente da silagem. Estes decidiram plantar sorgo na próxima safra", comentou o gerente da Embrapa.
 
Durante a próxima etapa do programa, o acompanhamento das áreas será realizado pelos extensionistas locais e profissionais da Embrapa, por meio de visitas periódicas e relatórios técnicos. Serão registrados o desenvolvimento das culturas e as informações fornecidas pelos produtores. Para os meses de fevereiro e março de 2016, está prevista a realização de encontros técnicos e dias de campo com o objetivo de apresentar os resultados e as tecnologias utilizadas nas unidades demonstrativas.
 
Municípios
As 30 propriedades onde serão instaladas as unidades demonstrativas estão localizadas nos seguintes municípios: Baldim, Esmeraldas, Florestal, Funilândia, Inhaúma, Jaboticatubas, Jequitibá, Maravilhas, Mateus Leme, Matozinhos, Onça de Pitangui, Papagaios, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Pequi, Santana de Pirapama, São José da Varginha.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Silagem
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada