dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/09/2017            
 
 
    
Agricultura Orgânica      
Cebola com homeopatia e produção integrada
Epagri pesquisa manejo de cebola em sistema orgânico com uso de homeopatia e produção integrada com substâncias alternativas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Epagri
19/11/2015
A Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, SC, trabalha em pesquisa com produção orgânica de cebola. O sistema é baseado no uso de cultivares da Epagri, composto no canteiro, sistema de plantio direto na palha na lavoura com adubo verde de inverno em coquetel (centeio ou aveia associados a nabo forrageiro), adubação complementar com esterco de aves e fosfato natural. A produtividade neste sistema é amplamente variável de acordo com o manejo adotado, de 10 t/ha até 22 t/ha, principalmente de acordo com as condições de solo. O preço obtido tem sido compensador para a cebola orgânica, desde que seja certificada, pois alcança de duas até cinco vezes o preço obtido no convencional. Porém, a maior dificuldade para plantios de cebola orgânica em áreas superior a 1 ha é o manejo de ervas invasoras. Embora o sistema de plantio direto na palha reduza consideravelmente a presença de ervas invasoras, ainda são necessárias em média duas capinas adicionais localizadas.
 
A homeopatia tem sido proposta como sistema terapêutico na produção agropecuária no Brasil e incluída na legislação nacional para produtos orgânicos, permitindo o uso e em criações de animais e plantas cultivadas. Nas pesquisas realizadas em parceria entre as Estações Experimentais da Epagri de Ituporanga e Lages os preparados homeopáticos apresentaram potencial para uso em sistemas ecológicos de produção de cebola. Homeopatia de Calcário de conchas na diluição 6CH aumentou a porcentagem de bulbos comerciais, a produtividade de cebola e reduziu tripes. Natrum muriaticum 12CH incrementou significativamente a massa de bulbos e reduziu a incidência de tripes. As perdas pós-colheita foram menores em lavoura tratada com calcário de conchas 6CH junto com Natrum muriaticum 12CH.
 
Para reduzir e substituir agrotóxicos em sistema de produção integrada há pesquisas com o intuito de estudar substâncias alternativas. Nesta linha têm sido avaliadas agentes de controle biológico e caldas foliares minerais. Na etapa inicial das pesquisas foi concluído que o teor de ferro nas folhas favorece a presença do piolho da cebola. As cultivares de cebola também são diferentes no teor de micronutrientes nas folhas. A cultivar Epagri 352 Bola Precoce possui na folha menores teores de ferro, zinco e boro, e maior de cobre do que a Epagri 362 Crioula Alto Vale. Isto pode estar relacionado, além do clima, para a maior ocorrência de problemas fitossanitários na cultivar Crioula. O objetivo futuro é elaborar caldas foliares alternativas ao uso de agrotóxicos para reduzir presença de contaminantes no alimento produzido, solo e água.
 
Para mais informações, fale diretamente com o pesquisador Paulo Antonio de Souza Gonçalves, na Epagri Estação Experimental de Ituporanga, SC. Email: pasg@epagri.sc.gov.br
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
21/10/2017
Dia de Campo Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Sete Lagoas - MG
23/10/2017
Semana Nacional de Ciência
Petrolina - PE
24/10/2017
XXII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o X Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol
Lavras - MG

28/09/2017
Curso Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
São Carlos - SP
23/10/2017
Formação de Responsáveis Técnicos e Auditores da Produção Integrada de Morango - PIMo
Jaguariúna - SP
21/11/2017
Curso de processamento de mandioca
Cruz das Almas - BA

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada