dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Curso introduz noções básicas de cultivo hidropônico de hortaliças
Programação contempla temas como introdução ao cultivo protegido e à hidroponia em hortaliças; infraestrutura necessária para o cultivo hidropônico; nutrição e fertilidade, entre outros
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Anelise Macedo, Embrapa Hortaliças
25/11/2015

 

A Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) promove Curso de Introdução à Produção Hidropônica de Hortaliças, no período de 07 a 09 de dezembro, destinado a produtores interessados em diversificar as formas usuais de cultivo, e a extensionistas que atuam como multiplicadores, aos quais serão oferecidas noções básicas sobre o uso da tecnologia. As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas através deste link até o dia 1º de dezembro próximo.

Coordenador do curso, o agrônomo Marcelo Hanashiro, da área de Transferência de Tecnologia, observa que as inscrições serão objeto de uma seleção, que levará em conta o perfil técnico e a experiência na área agrícola. "Considerando a proposta do curso de oferecer noções básicas da tecnologia, talvez não seja interessante para aqueles que já trabalham com hidroponia, assim como as informações técnicas que serão disponibilizadas podem não atender as expectativas de quem não está familiarizado com a produção agropecuária", explica Hanashiro.

O coordenador assinala que o curso será gratuito, sendo que as demais despesas, como transporte, alimentação e hospedagem, ficam por conta de cada participante, a quem ele recomenda garantir previamente a sua locomoção, já que a Unidade fica localizada em uma área afastada do Distrito Federal.

A programação contempla temas como introdução ao cultivo protegido e à hidroponia em hortaliças; infraestrutura necessária para o cultivo hidropônico; nutrição e fertilidade de hortaliças em hidroponia; controle e ciclo das irrigações em cultivo hidropônico; cultivo de alface em sistemas hidropônicos; produção de mudas de hortaliças para a hidroponia; doenças de hortaliças e processo de desinfecção em cultivo hidropônico; e noções sobre a viabilidade econômica da produção hidropônica de hortaliças e alternativas de comercialização. E inclui ainda visita técnica a uma área de produção hidropônica de hortaliças, na zona rural de Brazlândia, DF.

Hidroponia
O cultivo hidropônico é uma técnica onde o solo é substituído por uma solução nutritiva, onde estão presentes todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas – no nosso caso, as hortaliças. A tecnologia é utilizada em maior escala, necessariamente nessa ordem, na produção de alface, tomate, pimentão, pepino, morango, melão, plantas ornamentais, medicinais e aromáticas.

Maiores informações pelos telefones (61) 3385-9114 (Eulina Dias) ou (61) 3385-9034 (Marcelo Hanashiro – marcelo.hanashiro@embrapa.br) e Francisco Herbeth – francisco.santos@embrapa.br).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Hidroponia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada