dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Notícias    
Evento discute demandas e oportunidades para a região do Matopiba
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Eugênia Ribeiro, Embrapa Meio-Norte
25/11/2015

 

Palestras, mesas redondas e trabalhos em grupo são algumas das atividades que fazem parte da programação do Simpósio sobre o Matopiba, evento promovido pela Embrapa Meio-Norte (Teresina – PI), nesta terça e quarta-feira (24 e 25/11) que tem como objetivo discutir as potencialidades e gargalos relacionados à exploração agrícola sustentável dos cerrados da região Meio-Norte, sob a ótica de diferentes segmentos do setor agrícola, tais como as instituições públicas e privadas, produtores do agronegócio e da agricultura familiar e entidades representativas das mais diversas categorias com atuação na região do Matopiba, nos Estados do Piauí e Maranhão.
 
O evento teve início na manhã de terça-feira, com participação do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, que apresentou plano voltado para diversos segmentos do setor produtivo, a exemplo da piscicultura e avicultura.
 
Para o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, o Simpósio representa uma oportunidade para as instituições ligadas ao setor agropecuário na região discutirem os problemas e buscarem soluções que venham a beneficiar tanto os grandes produtores, quanto os agricultores familiares daqueles municípios que fazem parte do Matopiba.
 
Após a solenidade de abertura, a analista da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas - SP), Lucíola Alves Magalhães apresentou a palestra Sistema de Inteligência Estratégica no Matopiba. Em seguida, o produtor Altair Fianco falou sobre os desafios para a produção agropecuária no Matopiba e o representante da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado do Piauí, Sílvio Brito, apresentou as principais demandas para agricultura familiar na região.
 
No turno da tarde, o painel Ações para o desenvolvimento agropecuário nos cerrados da região Meio-Norte – oportunidades para inovação reuniu seis apresentadores: Francisco Limma, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí; Paulo Henrique Dalto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus de Uruçuí); Manoel Holanda, da Universidade Estadual do Piauí (Campus de Corrente); Stélio Pinheiro de Lima, da Universidade Federal do Piauí (Campus de Bom Jesus); João Emílio Lemos, da Associação Regional das Escolas Família Agrícola e Edvaldo Sagrilo, da Embrapa Meio-Norte. A moderadora deste painel foi a superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí, Rejane Tavares da Silva.
 
Na quarta-feira, o evento continua com apresentação de duas mesas redondas, a primeira com o tema Evolução de indicadores de produção agropecuária e desenvolvimento social nos cerrados da região Meio-Norte e a última sobre Tecnologias de sistemas de produção sustentáveis para os cerrados da região Meio-Norte. Após as apresentações, os participantes realizarão atividades em grupo para levantamento de demandas tecnológicas para a região e no final do Simpósio serão apresentadas as demandas e encaminhamentos definidos pelas equipes das diversas instituições participantes.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada