dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Pesca e Aquicultura      
Projeto busca revitalização da piscicultura com agricultores familiares no PR
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
27/01/2016
 
O Projeto de Revitalização da Piscicultura do Município de União da Vitória, PR, implantado há dois anos, já apresenta bons resultados. Segundo José Carlos Schipitoski responsável pelo projeto, o sucesso está nas parcerias que foram construídas desde a idealização da proposta e o trabalho que é feito em toda a cadeia produtiva do peixe, desde a produção até o produto industrializado, pronto para ir ao mercado.
 
O primeiro passo no processo foi à estruturação de uma parceria onde a UNESPAR assumiu, em comodato, o centro de piscicultura de propriedade da CODAPAR. A retomada das atividades do centro de piscicultura foi imediata, já com o propósito de fornecer aos piscicultores do município de União da Vitória, alevinos de tamanho tipos 2, tipo 3 e também o peixe juvenil com o foco no aumento da sobrevivência dos peixes repostos nos tanques das propriedades rurais, com isso aumentando a população final de peixes na despesca.
 
Foi estruturado dentro do centro de piscicultura, um Centro de Treinamento em Aquicultura para produtores e estudantes da região de União da Vitória, Irati e Planalto Norte Catarinense que é Coordenado pelo Professor Paulo Meira Rocha do IEPS – Instituto de Ensino Pesquisa Extensão. Só em 2015 o Centro de Treinamento recebeu mais de 600 pessoas em capacitações.
 
Outro segmento da cadeia produtiva que foi atendido no projeto, foi à reforma de viveiros já existentes nas propriedades dos piscicultores. Para isso a Prefeitura Municipal adquiriu, com verba oriunda de emenda parlamentar do Deputado Federal Assis do Couto, uma escavadeira hidráulica que até hoje atendeu mais de noventa agricultores familiares do município com horas-máquina subsidiadas, tanto com finalidade de subsistência ou com produção voltada para o mercado.
 
 Foram instaladas 6 Unidades de Referência em produção de peixes no município, sendo 2 no Centro de Piscicultura que integram a unidade didática para atender os visitantes, 2 na Comunidade do Rio Vermelho e outras 2 na Barra do Palmital, que são os locais de maior concentração de piscicultores no município.
 
O Secretário Municipal da Agricultura Marco Antônio Coradim afirma que a contratação de técnicos específicos para este projeto e a instalação de Unidades demonstrativas tem auxiliando na difusão de sistemas de produção e gerenciamento da atividade e que é um trabalho a quatro mãos: Prefeitura através da Secretaria Municipal, Emater, Ieps e Piscicultores.
 
Quanto à comercialização da produção, há um diferencial frente ao que se fazia antes da implantação do programa de revitalização da piscicultura, que é o fornecimento de peixe na alimentação escolar pelo menos uma vez por semana. Para o Prefeito Pedro Ivo Ilkiw o volume ainda é pequeno, mas o município tem um grande interesse ensinar nossas crianças a comer peixes e também absorver a produção local. Com isso, ao longo do tempo teremos a garantia que boa parte de nossa produção será consumida aqui mesmo, pela nossa gente, gerando oportunidades para os munícipes.
 
Dois agricultores familiares, que vendo o tamanho do projeto de revitalização da piscicultura, investiram no processamento de peixe. Uma destas agroindústrias da família Ratko, da comunidade do Britador, já foi inaugurada em outubro de 2015, comercializa sua produção no comércio local e também vende para a alimentação municipal. Hoje emprega 4 pessoas da família.
 
Muitas excursões de produtores de toda e região de União da Vitória e regiões vizinhas foram recebidas pela equipe da Emater e do Centro de Piscicultura e Aquicultura que vêm com o objetivo de conhecerem o trabalho de revitalização da atividade piscícola. Tamanha é a credibilidade do projeto que se destacam nestes grupos, a vinda de prefeitos acompanhados de vereadores técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura, que vêm buscar subsídios para possivelmente criarem programas semelhantes para atender os agricultores familiares de seus municípios.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada