dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Tecnologia      
Teor de matéria seca da forragem pode ser medida com forno de micro-ondas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcos Lopes La Falce, Embrapa Gado de Leite
29/01/2016
 
A determinação da matéria seca (MS) de forrageiras é muito importante para se tomar decisões técnicas na propriedade. É uma informação essencial, por exemplo, para se determinar o ponto de ensilagem de plantas como capim-elefante, sorgo e milho. Também serve para medir a quantidade de forragem existente em uma pastagem. Para fazer a medição do teor de MS não é mais necessário pagar caro e perder tempo enviando amostras para laboratórios. Um simples forno de micro-ondas pode facilmente medir o teor de umidade da forragem. É o que ensina o Comunicado Técnico número 77, lançado pela Embrapa Gado de Leite.
 
A publicação descreve o processo passo a passo. O pesquisador Pérsio Sandir D'Oliveira, um dos autores do documento, explica que a linguagem é simples e direta, para evitar dúvidas quando o produtor rural for adotar a prática. Em apenas seis páginas, o comunicado ricamente ilustrado detalha as etapas necessárias para realizar o trabalho.
 
O pesquisador reforça que os híbridos de milho estão tão avançados que o antigo método de avaliação pela "linha do leite" não é mais eficiente. Antes, quebrava-se a espiga ao meio para visualizar a linha no grão, a fim de verificar se a planta já se encontrava no ponto para a colheita. D'Oliveira reforça que as perdas podem ser significativas se a ensilagem for feita antes ou depois do ponto ideal. "A utilização do micro-ondas é rápida, barata e muito mais precisa", ressalta.
 
A linguagem do sistema passo a passo utilizada no comunicado técnico teve como base as cartilhas da coleção E-Rural, cujo objetivo é disponibilizar para os produtores informações técnicas, em linguagem acessível, com ilustração detalhada de cada etapa dos procedimentos. Além de Pérsio D'Oliveira, os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite João Eustáquio Miranda, Jailton Carneiro e Jackson Oliveira estão são autores da publicação. A analista Vanessa Magalhães, que é editora das cartilhas da coleção E-Rural, atuou como supervisora editorial do comunicado técnico.
 
O documento impresso pode ser solicitado ao Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa. O material também está disponível para download aqui.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada