dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Agricultura Familiar    
MDA busca modernização na tramitação de documentos
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tássia Navarro, MDA
03/02/2016
 
Com o intuito de melhorar a eficiência da gestão e economia dos cofres públicos o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O sistema é uma ferramenta de gestão de documentos eletrônicos com práticas inovadoras de trabalho, interface intuitiva e orientada ao aumento da produtividade, arquitetura de software bem definida e compatibilidade com diversos ambientes operacionais.
 
O subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MDA, José Roberto de Oliveira Martins, salienta que a ferramenta vai proporcionar modernização administrativa. “Vai facilitar a tramitação de processos, inclusive das delegacias federais do ministério que estão distribuídas pelos estados. Esse sistema também vai nos dar economia de papel, de impressão, entre outros”, ressalta.
 
A assessora da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Cristiane Basques, destaca que aproximadamente 136 órgãos já participam do processo de adesão ao sistema, que envolve a fase exploratória do SEI e a fase de implantação da ferramenta. Desse total, 53 já estão na fase de implantação e 20 já usam o instrumento.
 
Usuário do sistema desde março de 2015, o MPOG já conseguiu garantir economias. “Entre 2014 e 2015, tivemos um ganho de quase R$ 2,5 milhões com a utilização dessa ferramenta. Reduzimos custos com papel, impressão e materiais de escritório utilizados para formação do processo físico”, afirma Cristiane.
 
Capacitação de pessoal
De acordo com José Roberto, até o final de fevereiro, o MDA passa pela fase de teste, e até o fim de julho, termina o processo de implantação do sistema. “Já formamos o Grupo de Trabalho para implantação do SEI no ministério e, agora, já estamos trabalhando o projeto piloto e demos início a alguns treinamentos”, explica o subsecretário.
 
São três fases no processo de capacitação do sistema: SEI usar; SEI implantar e SEI administrar. Conforme Cristiane a fase “usar” é voltada para os servidores que vão mexer no sistema. A “administrar” é voltada para aqueles que vão tratar da parametrização do sistema, ou seja, colocar as espécies documentais, os grandes temas, a parte de fluxo. E o “SEI implantar” é voltado para a área de Tecnologia da Informação, a equipe que vai instalar o sistema e fazer a parte mais técnica. “Agora estamos trabalhando um curso à distância, que vai atender um público maior e, principalmente, aqueles que não estão sediados em Brasília. Temos vídeos explicativos e um manual passo a passo de como utilizar o sistema. Toda essa documentação está disponível no Portal de Software Público Brasileiro”, informa.
SEI
 
A implantação do SEI é uma das ações do Processo Eletrônico Nacional (PEN). O sistema, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), garante práticas inovadoras de trabalho, principalmente, na movimentação de processos e na visualização simultânea de documentos por várias unidades administrativas. Com ele é possível que o acesso a determinada informação seja feito ao mesmo tempo em vários locais onde há funcionamento de um órgão. Proporciona ganho de produtividade com a rápida entrega de documentação e tem fácil operacionalização com ícones de simples interpretação.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada