dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Cooperativismo  
Embrapa e Sistema OCB iniciam o 2º Censo do Cooperativismo de Leite
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Carolina Rodrigues Pereira, Embrapa Gado de Leite
03/03/2016
 
Nesta quarta, dia 2, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, e o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, assinaram o contrato de realização da segunda edição do Censo do Cooperativismo de Leite.
 
A iniciativa visa atualizar as informações sobre o tema no Brasil. Irá subsidiar a formulação de políticas públicas e a busca de soluções para ampliação e fortalecimento das cooperativas, considerando as relações com os produtores e com o mercado consumidor. Todo o trabalho será realizado em parceria com as unidades estaduais do Sistema OCB.
 
O primeiro Censo do Cooperativismo de Leite foi realizado em 2003 em conjunto com o Centro de Estudos em Pesquisas Avançadas (Cepea). Doze anos depois, os novos dados mostrarão avanços do setor, necessidades e também tendências. O questionário já foi validado em um teste e passa por ajustes finais com base nos feedbacks das cooperativas e já será aplicado nos próximos meses. A expectativa é que os resultados estejam disponíveis no segundo semestre.
 
Segundo o presidente Márcio Freitas, conhecer a fundo as atividades das cooperativas é fundamental para a atuação do Sistema OCB como entidade de representação. “Sabemos que o cooperativismo de leite desempenha papel fundamental na organização dos produtores em um mercado altamente competitivo. No último levantamento as cooperativas eram responsáveis pela captação de 40% da produção de leite no Brasil, reunindo mais de 151 mil produtores associados. É uma importante contribuição social e econômica”, comenta.
 
Para o Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o cooperativismo de leite é de vital importância para corrigir imperfeições de mercado, tão comum nesta atividade. "O produtor de leite tem pouco poder de barganha na hora de comercializar, pouco acesso a assistência técnica e informações de mercado. A cooperativa pode suprir tudo isso. Conhecer a realidade atual do cooperativismo permitirá ao Governo e à OCB traçar estratégias longo prazo com políticas que apoiem o setor".
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada