dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agroindústria      
Técnica simples permite economia de água na pasteurização
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tatiana Caus, Incaper
17/03/2016
 
Através do uso de uma tecnologia que otimiza o uso da água, a agroindústria da Família Brioschi, na localidade de Providência, em Venda Nova do Imigrante, ES, reutiliza a água do seu tanque de pasteurização e economiza de 03 a 04 mil litros de água por dia.
 
Com a iniciativa, apoiada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a água proveniente da nascente que existe na propriedade dos Brioschi e reutilizada para a pasteurização. Isso, graças à instalação de uma bomba simples no tanque de pasteurização e que qualquer produtor rural pode adotar em sua agroindústria. Funciona da seguinte maneira: os tanques comportam duas caixas d’água e essa bomba joga a água de uma caixa para a outra e a faz voltar novamente ao tanque para o seu reuso. A água é trocada, aproximadamente, de 15 em 15 dias.
 
O planejamento de construção da agroindústria foi feito pela economista doméstica do Incaper – aposentada recentemente -, Rita Zanuncio, com a parceria do técnico rural e chefe do escritório em Venda Nova do Imigrante, Evaldo de Paula. O Incaper elaborou e acompanhou tanto o projeto da agroindústria de derivados do leite, o projeto ambiental, o memorial descritivo de construção e econômico sanitário junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
 
“Foi nesse momento que optamos pelo sistema de reuso da água do tanque de pasteurização para a economia de água”, contou Rita Zanuncio. Ela reforçou que a água pode ser reutilizada para o mesmo fim, uma vez que a bomba instalada no equipamento não deixa que a água entre em contato com qualquer outro produto.

A agroindústria atualmente usa a mão de obra dos homens da família que ficam por conta da produção agropecuária e das mulheres que compram o leite produzido na propriedade a um preço menor do que o pago pelo mercado e fabricam queijos, puína, doce de leite e iogurte.
 
Segundo Rita Zanuncio os familiares que trabalham na agroindústria valorizam o trabalho de assistência técnica rural e já participam do grupo da Chamada Pública de Assistência Técnica Rural (ATER) executada pelo Incaper.
 
Para Priscila Filete Brioschi, o Incaper tem uma função muito importante para os agricultores. “Temos o acompanhamento, a assistência e a elaboração de nossos projetos. Para nós, produtores, é muito mais fácil irmos até os técnicos do que ir diretamente ao banco”.
 
A agroindústria da família Brioschi é registrada no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Venda Nova do Imigrante.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada