dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
IAC desenvolve dois projetos em gestão racional do solo e da água
Metodologia estratifica ambientes degradados, identifica e caracteriza os desarranjos de superfície
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Mônica Galdino, IAC
20/09/2016
 
O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, está desenvolvendo pesquisas em gestão de recursos hídricos em propriedades agrícolas. O objetivo é a construção de uma plataforma de tecnologias e serviços para melhorar o desempenho das propriedades com relação às questões ambientais, em especial as que envolvem água e solo. O desenvolvimento e a publicação de um método de análise de paisagem e do Índice IAC de Qualidade Ambiental fazem parte dos resultados preliminares desse trabalho.
 
Atualmente, o pesquisador do Centro de Engenharia e Automação do IAC, Afonso Peche Filho, coordena o projeto “Desenvolvimento de tecnologias e modelos para gestão racional do solo e da água”, realizado prioritariamente em áreas irrigadas nos municípios de Jundiaí, Louveira e Vargem Grande, no interior paulista.
 
Dentre os indicadores para análise de qualidade estão: risco de poluição, desarranjos de superfície, como processos erosivos cicatrizados, assoreamento, empoçamento, densidade florestal, biodiversidade vegetal, regeneração natural, dispersão de sementes, biodiversidade animal, contaminação biológica e cobertura vegetal em nível de proteção e produção.
 
Peche também coordena o projeto “Estudos de ambientes em função de processos operacionais de produção”, que tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias e métodos para caracterização dos diferentes ambientes, considerando os impactos ambientais causados pelo tempo de ocupação e uso agrícola das terras. “A prioridade do projeto recai sobre estudos de ambientes em bacias hidrográficas, principalmente em áreas de proteção permanente e áreas de recarga hídrica”, afirma o pesquisador do IAC.
 
Esta pesquisa viabilizou a apresentação de uma metodologia para estratificar ambientes degradados, identificar e caracterizar os desarranjos de superfície, o que levou ao desenvolvimento de um método IAC para restauração de ambientes degradados. Esta técnica, composta por três fases, preconiza a proposição de uma sequência metodológica no sentido de facilitar a leitura de cenários ambientais de forma prática e objetiva.
 
A primeira fase contemplou a elaboração de um plano de amostragem, a segunda permitiu a análise de cenários e a terceira fase resultou na obtenção de um índice de desempenho ambiental e na hierarquização das atividades de restauração ecológica. “Esse método contribui para o profissional visualizar fatos e elementos que justifiquem um planejamento adequado, a fim de gerar como resultado um sistema altamente diverso e similar ao original, quanto à composição e estrutura”, esclarece Peche.
 
“Além disso, estão em andamento mais duas propostas metodológicas, sendo uma para execução da reestruturação hídrica de propriedades agrícolas, com o objetivo de adequar as propriedades para o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), e outra para avaliar o potencial de poluição difusa em propriedades e bacias hidrográficas”, completa o pesquisador.
 
Peche destaca a necessidade de transferir conhecimento aos agricultores sobre a água. “Os produtores se preocupam com a água de modo individual, com o que está dentro de sua propriedade, mas não o fazem de forma coletiva, ou seja, ninguém pensa na bacia hidrográfica como um todo, principalmente nos reservatórios”, conclui Peche.
 
De acordo com o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, “a Secretaria de Agricultura busca limitar os riscos dos impactos ambientais negativos sobre os corpos hídricos, buscando harmonizar a agricultura com o meio ambiente, criando, assim, mecanismos para aumentar a produtividade de forma sustentável”, afirma.
 
As principais recomendações para uma eficiente gestão de recursos hídricos em ambientes protegidos, como Áreas de Preservação Permanente (APP) ou Reserva Legal, são: seguir as diretrizes do Código Florestal e do Código de Águas, realizar diagnóstico sumário sobre as condições ambientais para avaliar o nível de degradação ambiental nas áreas, elaborar projeto de recomposição vegetal e proteção de nascentes, estabelecer programa de manutenção das áreas em consolidação, estabelecer programa de combate ao fogo e à poluição difusa do solo e da água, promover o enriquecimento da flora ribeirinha com árvores ou arbustos frutíferos e floríferos e priorizar a conectividade de bacias.
 
Em áreas de ambientes produtivos, que compõem espaços de uso agrícola da propriedade, as recomendações são: elaborar diagnóstico das necessidades e restrições hídricas da propriedade, elaborar plano de reestruturação hídrica com ênfase em otimização de processos hidrológicos de infiltração, captação, condução e dissipação das águas pluviais, promover a cobertura permanente do solo, principalmente na primavera e no verão, promover a manutenção periódica das práticas conservacionistas, estabelecer como meta a redução progressiva do escorrimento superficial e a redução da probabilidade de poluir os corpos hídricos.
 
“À luz das atividades agrícolas modernas, o produtor deve sempre considerar que a gestão de águas ocorre em dois grandes ambientes da propriedade: os protegidos, que são as APPs e Reserva Legal, e os ambientes de produção”, finaliza o pesquisador.

Reportagem originalmentel publicada em 18/3/2016

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Água
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada