dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     13/08/2020            
 
 
    
Sanidade vegetal    
IAC e Embrapa negociam tecnologia que combate vírus do mosaico dourado do feijoeiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Rodrigo Peixoto, Embrapa Arroz e Feijão
18/03/2016
 
Representantes do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) discutiram no dia 10 de março, na sede da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), parceria para a transferência da tecnologia do feijão RMD (transgênico resistente à doença mosaico dourado).
 
As negociações são para um acordo de cooperação que permita ao IAC utilizar plantas de feijão da Embrapa, com a tecnologia de resistência ao mosaico dourado (RMD), como vetoras para cruzamentos dentro de seu programa de melhoramento de feijão.
 
Na reunião, o diretor-geral do IAC, Sérgio Augusto Morais Carbonell, demonstrou interesse no feijão RMD e vê a iniciativa como uma oportunidade de maior aproximação entre as duas instituições. "É uma possibilidade de buscar novos modelos de atuação em pesquisa e em transferência de tecnologia", disse Carbonell.
 
Para o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello, a discussão desse tipo de cooperação contribui para que mais parceiros tenham acesso e obtenham melhor proveito da tecnologia RMD. Segundo ele, uma das maneiras de apresentar o impacto dessa inovação é sua inserção no background de outros programas de melhoramento do feijão, como está sendo pretendido.
 
Ao final da reunião, ficou estabelecido que a Embrapa enviará ao IAC uma proposta de convênio para que o assunto seja analisado mais detalhadamente. Iniciativa semelhante a esta vem sendo realizada também com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).
 
Tecnologia RMD
A transferência da tecnologia RMD (Resistente ao Mosaico Dourado) para programas de melhoramento permite aos parceiros gerar suas próprias variedades de feijão para combater a doença. Posteriormente, essas cultivares servirão aos agricultores como uma das opções para controle do mosaico dourado.
 
A Embrapa já possui uma cultivar de feijão com a tecnologia RMD, registrada no final do ano passado no Ministério da Agricultura e cujo lançamento está em negociação.
 
O mosaico dourado é causado por vírus, transmitido pela mosca-branca, e se encontra disseminado, possuindo importância econômica, principalmente, em Goiás, Distrito Federal, parte do Triângulo Mineiro, parte sul de São Paulo, norte do Paraná, oeste da Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
O controle da doença é feito, por meio do combate à mosca-branca, com a aplicação de inseticidas, aliada às estratégias de vazio sanitário, manejo integrado de pragas e a rotação de culturas.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada