dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Boas Práticas    
Primeira parceria do SENAR com a FAO vai levar práticas ABC para a Região Amazônica
Representante FAO no Brasil, Alan Bojanic, e o presidente do Sistema CNA/SENAR, João Martins, assinaram carta de acordo para a execução do PRADAM
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
CNA/SENAR
25/05/2016

“O SENAR é uma referência global, muito mais que uma referência brasileira, pois já transbordou as fronteiras do Brasil. É hoje uma referência de modelo de capacitação, pela qualidade e forma de ensino. Por isso, para nós da FAO, essa parceria é muito importante”. A afirmação foi feita, nesta terça-feira (24), pelo representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, durante assinatura do acordo para execução do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia (PRADAM), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A cerimônia aconteceu durante a reunião do Conselho Deliberativo do SENAR, coordenada por seu presidente, João Martins, que também preside a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, está confiante. “Fomos convidados a participar desse projeto e estamos fechando hoje a primeira parceria oficial entre o SENAR e a FAO, a primeira de muitas que, tenho certeza, virão.”

Carrara agradeceu o empenho e a amizade da entidade nesses últimos meses para a concretização do projeto conjunto e lembrou a visita do representante da FAO à Goiás, no final do ano passado, quando Alan Bojanic conheceu as ações do SENAR nas áreas de Formação Profissional Rural (FPR), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Saúde Rural e o polo modelo da Rede eTec, acompanhado também pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner. “A partir desse momento tivemos a oportunidade de interagir mais com a FAO e abrir caminhos para chegar até aqui, com o PRADAM”, afirmou.

Alan Bojanic destacou que a evolução da agricultura brasileira não pode parar e que o Pradam, por tratar de tecnologias de baixa emissão de carbono, vai contribuir justamente para o crescimento. “Sem dúvida a Agricultura de Baixo Carbono (ABC) é um modelo que precisamos trabalhar, estimulando as boas práticas, aumentando a produção, mas diminuindo a emissão de gases de efeito estufa, para alimentar a população no futuro. Não é um desafio fácil, mas o Brasil está mostrando força e já temos muitas boas experiências. O Pradam está indo nessa direção e vai fortalecer os produtores”, avalia.

PRADAM
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia será desenvolvido pelo SENAR com outros dois parceiros: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa. A meta é disseminar conhecimentos sobre princípios e tecnologias de produção sustentável para MIL produtores em seis estados: Amazônia, Acre, Rondônia, Maranhão, Pará e Mato Grosso.

Para isso, serão organizados 10 eventos de sensibilização, oito seminários e dois dias de campo, além de um curso de capacitação de 60 profissionais de assistência técnica pública e privada que atuam no bioma Amazônia.

Os seminários e dias de campo do projeto ocorrerão em municípios pré-definidos nos seis estados. O treinamento dos técnicos de campo acontecerá na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT) e será dividido em dois módulos: um tecnológico, que será coordenado pela Embrapa, e outro metodológico e gerencial, baseado na metodologia do SENAR. A carga horária é de 160 horas/aula. Os técnicos capacitados serão multiplicadores das tecnologias.

“Esse é um projeto para capacitar o produtor, sensibilizar para as tecnologias sustentáveis na Região Amazônica e, sobretudo, para formar massa crítica com o treinamento dos profissionais de assistência técnica do bioma que irão propagar essas tecnologias para outros agricultores no futuro”, enfatiza o coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, Matheus Ferreira.

Quatro tecnologias serão contempladas no Pradam: Sistema Plantio Direto, Sistemas Agroflorestais, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e recuperação de pastagens. O encerramento do projeto está previsto para o dia 31 de agosto.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada