dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Publicações    
Glossário de Fitopatologia tem 3ª edição disponível na Livraria Embrapa
Versão revista e atualizada do livro apresenta, de A a Z, a definição de verbetes importantes para quem trabalha na área
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Felipe Rosa, Embrapa Amazônia Ocidental
21/06/2016

O mundo da fitopatologia, ciência que estuda a doença das plantas, é amplo, com termos que intrigam desde estudantes até os profissionais mais tarimbados. Para este público já está disponível a versão revista e atualizada do Glossário de Fitopatologia, livro que apresenta, de A a Z, a definição de verbetes importantes para quem trabalha na área.
 
As doenças nas plantas são fatores decisivos para a redução da produção de alimentos e conservação depois da colheita. Com isso, cientistas buscam desenvolver técnicas para o controle e minimização desses problemas constantemente, o que gera grande fluxo de informações e necessidade de conhecimento sempre atualizado.
 
Com os novos conhecimentos, novos termos são gerados e passam a fazer parte do linguajar fitopatológico. Além disso, expressões oriundas de outros idiomas são adotadas com o tempo. Mais recentemente, vocábulos da engenharia genética e da biologia molecular, entre outras áreas, também foram incorporados à rotina dos fitopatologistas.
 
"Na atualização desta edição do Glossário de Fitopatologia foram incluídos cerca de 500 verbetes resgatados na literatura acessada após a publicação da 1ª edição, diretamente ligados à fitopatologia ou relacionados a disciplinas envolvidas nas pesquisas com doenças das plantas. O Glossário de Fitopatologia, que é instrumento relevante para promover a correta utilização dos termos nele contidos, tem como maior mérito contribuir para o êxito da fitopatologia no Brasil", destacou o pesquisador da Embrapa e um dos autores do livro, Luadir Gasparotto.
 
Conforme o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, o Glossário foi construído de forma abrangente, sem perder as especificidades esperadas e exigidas no trato das diferentes faces da fitopatologia e das áreas afins e complementares. "A Embrapa Amazônia Ocidental sente-se, mais uma vez, orgulhosa em oferecer o Glossário de Fitopatologia à comunidade científica interessada, em especial aos pesquisadores, professores, estudantes, fiscais agropecuários, técnicos de extensão rural e da iniciativa privada, consultores e produtores", disse.
 
O livro – escrito pelos pesquisadores José Clério Pereira Rezende, José Cristino Abreu de Araújo, Luadir Gasparotto e Paula Cristina da Silva Ângelo, da Embrapa, Rogério Eiji Hanada, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e Juvenil Enriques Cares, da Universidade Brasília – tem 490 páginas e pode ser adquirido por R$ 20,00 na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria).

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada