dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo    
Novas práticas aumentam produtividade de rebanho no Paraná
Somente com a melhoria do pasto foi possível manter a produtividade do rebanho
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Emater PR
24/06/2016

Aumentar a produção de leite, reduzir os custos de produção e, ao mesmo tempo, facilitar o trabalho com o rebanho são objetivos que alguns produtores de São José da Boa Vista, PR, vêm conseguindo. Para isso, eles estão contando com a assessoria dos extensionistas do Instituto Emater e implantaram Unidades Demonstrativas em suas propriedades.

A renovação das pastagens e o seu correto manejo estão garantindo um aumento de até 30% na produtividade e redução dos custos com os animais. No início deste mês esses resultados e as novas tecnologias aplicadas nas UDs foram mostrados aos produtores do município em quatro dias de campo, promovidos pela prefeitura e Instituto Emater de São José da Boa Vista.

Cerca de 80 produtores participaram dos dias de campo e puderam avaliar as Unidades Demonstrativas instaladas em propriedades familiares, implantadas com recursos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), em convênio com a prefeitura de São José da Boa Vista. Em duas propriedades foi feita a reforma das salas de ordenha. Em três unidades, o trabalho se deteve na reforma de pastagem. Em outras três foi implantado o sistema de irrigação de pastagens.

As obras nas salas de ordenha procuraram aliar o bem estar do produtor, durante a execução do trabalho, ao conforto dos animais. A reforma da pastagem resultou em maior produtividade do pasto. “A correção e a adubação do solo, além do manejo dos piquetes, resultou numa melhoria considerável do volume e qualidade de matéria verde fornecida para os animais, refletindo em maior produtividade e redução de custos na alimentação do gado leiteiro”, afirmou Wagner Mattos Cardoso, do Instituto Emater de São José da Boa Vista.

Segundo ele, já se pode verificar uma redução de 20% a 30% das despesas com silagem nas propriedades com as UDs. “Somente com a melhoria do pasto foi possível manter a produtividade do rebanho”, observou Cardoso. Segundo ele, muitos produtores, por comodidade, não investem no pasto e preferem gastar com ração. Mas as UDs demonstram que a pastagem de qualidade pode significar uma boa economia para o produtor. Cardoso informou que na área irrigada foi introduzido o tifton que é um pasto de verão. Na mesma área é feita a sobre semeadura de azevém e aveia para garantir alimento durante o inverno. “Vacas com produtividade de até 15 litros por dia podem ser mantidas somente com pasto. Com a silagem essa média pode passar para até 22 litros/dia/animal”, afirmou o extensionista.

Cardoso informou ainda que a profissionalização do produtor é outra conseqüência desse trabalho que acompanha de perto a gerência das propriedades. “Acreditamos na sustentabilidade da atividade leiteira e estamos dando uma atenção especial à gestão da propriedade. Sem acompanhar os gastos, fica difícil saber o que está dando lucro ou prejuízo na propriedade” destacou Cardoso. Com o trabalho das UDs os produtores estão monitorando os custos da atividade. As novas tecnologias estão aumentando a produtividade do rebanho e os lucros com a produção de leite.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada