
Com uma crescente apreensão em relação aos impactos ambientais negativos, como desmatamento, poluição, escassez de água potável, há uma demanda por instrumentos que auxiliem no planejamento e gestão ambiental de áreas rurais que são as provedoras de recursos naturais, de serviços ambientais e de alimentos.
Para uma adequada gestão ambiental, é necessária uma criteriosa avaliação do desempenho ambiental da propriedade agrícola, o que pode ser feito com a aplicação de procedimentos de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), integrando-se as dimensões sociais, econômicas e ecológicas da sustentabilidade.
A Embrapa tem dedicado importante esforço para o desenvolvimento, a validação e a utilização de sistemas de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), desde a escala de estabelecimentos rurais até a escala institucional.
No âmbito dos estabelecimentos rurais, os sistemas de AIA fornecem diagnósticos de desempenho produtivo, que apontam a situação de conformidade de indicadores sociais, econômicos e ambientais. Estes sistemas são instrumentos estratégicos para a definição de ações que evitem ou minimizem os impactos negativos das atividades e para a seleção de tecnologias que possam ser adotadas para maximizar o uso racional de recursos naturais.
Dessa forma, é possível evitar sanções restritivas segundo a legislação vigente e disponibilizar alimentos saudáveis para um mercado consumidor cada vez mais exigente por produtos gerados sem degradação ambiental. Isso gera não somente qualidade ambiental, mas também melhor qualidade de vida tanto para as famílias rurais quanto para as urbanas.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |