dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/05/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Associação de produtores em SP recebe certificação internacional de sustentabilidade
Assobari poderá vender créditos de carbono
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paulo Toledo e Paloma Minke
18/07/2016

A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari) será a primeira organização de produtores rurais do País a receber a certificação da Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB), reconhecimento mundial da sustentabilidade do processo produtivo da cana-de-açúcar que possibilitará a comercialização de créditos de carbono. A entidade passou por uma rigorosa auditoria pela certificadora SCS Global Services no dia 6 de julho e foi indicada para receber o documento, emitido por uma das organizações mais fortes e confiáveis do setor.

A certificação abrirá a possibilidade de negociação de uma área de cerca de 13 mil hectares dos produtores rurais associados à Assobari com companhias que têm um déficit de carbono no mundo. “A certificação é o reconhecimento de que os produtores rurais de Bariri produzem a cana-de- açúcar de maneira sustentável, em conformidade com as normas mundiais. Essa negociação pode representar em torno de 50 dólares por hectare de terras anualmente, uma área consideravelmente grande”, explicou o presidente da Assobari, Acácio Masson Filho.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que acompanhou, apoiou o processo de obtenção do certificado e visitou a Assobari no dia 8 de julho, a associação exerce um importante papel vanguardeiro nas práticas e posturas para aumentar a produtividade agrícola e preservar os cuidados ambientais. “Esta iniciativa servirá de referência para que outras organizações ligadas à Organização dos Plantadores de Cana (Orplana) sigam o mesmo caminho. Não há dúvidas da necessidade da cadeia produtiva agrícola manter o compromisso com o meio ambiente e quem se antecipar terá uma vantagem acentuada de ganhos na remuneração dos produtores e no acesso ao mercado”, disse.

Ulisses Fanton, vice-presidente da Assobari, acredita que a exigência da certificação será uma tendência no setor. “Estamos ainda no início, mas esse trabalho deverá em breve ser compulsório, visto que em poucos anos, as grandes companhias mundiais como Nestlé, Coca Cola, Bacardi e Kibon irão adquirir produtos apenas de empresas reconhecidamente sustentáveis”, observou.

Integrante da Orplana, a Assobari já conta com a certificação da Better Sugarcane Initiative (Bonsucro) desde janeiro de 2016, que também atesta a produção e o processamento sustentável da cana-de-açúcar. O processo, que durou cerca de quatro anos, exigiu a elaboração de um protocolo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Organização Internacional Agropecuária (OIA), para concluir a adaptação de 300 itens de diversas commodities às regras internacionais de produção sustentável.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada