dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Clima    
Área de milho é preparada, apesar de incertezas do mercado e do clima
Com o clima colaborando, a maioria das lavouras apresenta excelente aspecto fitossanitário
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Adriane Bertoglio Rodrigues, Emater/RS-Ascar
29/07/2016

Os produtores de milho do Rio Grande do Sul preparam as áreas a serem semeadas, realizando a dessecação das plantas de cobertura, cultivadas para a formação de palhada, em antecedência à cultura do milho. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os bons preços pagos aos produtores e a grande demanda pelo grão, aliada à baixa oferta, além das questões agronômicas, como diversificação e rotação de culturas, são fatores que antecipam uma provável ampliação da área para a próxima safra. Por outro lado, há fatores restritivos, como o alto custo de implantação da lavoura (especialmente o preço da semente) e os possíveis riscos com relação ao clima, devido à previsão do fenômeno La Niña que, “quando se estabelece, a tendência é a ocorrência de chuvas abaixo das médias históricas, fato que pode provocar déficit hídrico, diminuindo a produtividade”, avalia o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

No trigo, o plantio no Estado foi concluído e a cultura está com bom desenvolvimento vegetativo. Com o clima colaborando, a maioria das lavouras apresenta excelente aspecto fitossanitário, crescimento normal, coloração verde intensa, com boa formação de perfilhos, denotando, até o momento, bom potencial de produção. As lavouras semeadas mais no cedo começam a entrar com mais intensidade na fase reprodutiva (floração). Estima-se que 1% do total cultivado esteja nessa situação.

A cultura da canola encontra-se nas fases de crescimento, floração (em lavouras implantadas no final de abril e início de maio) e reprodução, com aspecto sanitário satisfatório. Em algumas localidades, como no Planalto, as lavouras foram prejudicadas pelas geadas e queda de granizo. Já na região Centro-Norte (Alto Jacuí, Noroeste Colonial e região Celeiro), a cultura se encontra com excelente desenvolvimento.

Citros
A colheita de frutas cítricas na região do Vale do Caí está no auge. Do grupo das cultivares comuns de bergamotas, a maturação e a colheita ocorrem na seguinte sequência: Caí, com a colheita finalizada, Pareci, com 60% da área já colhida, e a Montenegrina, que tem a maior área de cultivo no Rio Grande do Sul e cuja colheita iniciou na segunda quinzena deste mês de julho.

Em relação às laranjas, estão finalizadas a colheita e a comercialização das cultivares precoces Umbigo Bahia e Céu Precoce e encaminha-se para o final a colheita da Shamouti, que ainda está com excelente qualidade e preço estável. Ao mesmo tempo em que as cultivares precoces encerram a colheita, ingressa no mercado um maior volume das cultivares tardias de laranja, como a Umbigo Monte Parnaso, laranja para consumo ao natural, com 5% das frutas colhidas. A variedade Céu Tardia, laranja sem acidez, está 30% colhida. A laranja Valência, cultivar com maior área de pomares no RS, destinada à elaboração de suco, apesar de não estar com a maturação ideal para colheita, já tem 10% das frutas colhidas.

Criações
O rebanho bovino está na fase final de gestação das vacas, com expectativa de altas taxas de prenhez. A parição iniciou e deve se estender nos próximos meses. Os produtores mantêm cuidados sanitários nos rebanhos para o combate de verminoses. Nas matrizes que estão no terço final de gestação, é importante a imunização contra as clostridioses, conferindo assim imunidade passiva para os terneiros por nascer. A infestação de carrapatos foi amenizada pelo longo período de temperaturas baixas e sequências de geadas. As terneiras dos três aos oito meses de idade são vacinadas contra a brucelose.

A exemplo da bovinocultura de corte, os rebanhos ovinos manejados sobre pastagens cultivadas de inverno detêm um melhor escore corporal. O desenvolvimento dos cordeiros em amamentação também é favorecido quando as matrizes são manejadas nessas áreas. O período de gestação das ovelhas está em fase final e os ventres são colocados nos melhores potreiros. Há muitas ovelhas com prenhez avançada e os cuidados estão redobrados pela maior exigência nutricional em função da gestação.

O frio dos últimos períodos causou a morte de peixes em alguns municípios da região do Alto Uruguai, especialmente de tilápias. Os produtores estão alimentando os peixes com restos de cereais de inverno, pastagens e ração. Apesar da produção destinar-se basicamente ao consumo familiar, em algumas pequenas feiras na região a procura por pescado é boa, principalmente de carpas capim de tamanho grande, comercializadas a R$ 8,00/kg.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Maurilio Fernandes de Oliveira
01/08/2016 - 10:42
Informativo adequado e bom, especialmente para quem não está na região ou no estado.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada