dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Fruticultura    
Fundecitrus realiza curso de HLB em Limeira nesta quinta, 25
De janeiro a agosto, foram capacitadas mais de 300 pessoas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundecitrus
24/08/2016

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura irá realizar o curso de “Gestão Estratégica de HLB”, em Limeira, na próxima quinta-feira (25). De janeiro a agosto, foram capacitadas 324 pessoas, em 11 cursos, realizados em municípios das principais regiões produtoras do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais.

O HLB (huanglongbing/greening) é considerado a pior doença da citricultura, responsável por prejuízos no mundo todo. Somente no Brasil, provocou a eliminação de, pelo menos, 40,85 milhões de plantas no estado de São Paulo, além de ter dizimado a citricultura de regiões tradicionais no cultivo de laranja.

O objetivo do curso é levar a citricultores, engenheiros agrônomos e administradores as técnicas de controle da doença e como aplicá-las no campo, para que o manejo seja feito de maneira eficaz. O conteúdo foi elaborado pelos pesquisadores e engenheiros agrônomos do Fundecitrus e traz informações sobre o cenário e competitividade da citricultura, impacto de HLB na produção e qualidade da fruta, a situação da doença no estado de São Paulo, os cenários de manejo e os 10 mandamentos para controlar a doença, além de técnicas para fazer a coleta e organização dos dados de campo, planejamento e avaliação dos resultados do manejo.

A macrorregião Sul do parque citrícola, onde está localizado o município de Limeira, é a mais afetada pelo greening com 32,34% de plantas infectadas, de acordo com o levantamento amostral divulgado pelo Fundecitrus, em junho, mesmo sendo a que também apresentou a maior queda de incidência, com 10 pontos percentuais a menos do que no ano passado, quando foram registradas 42,5% das árvores de seus pomares com a doença.

A região foi a que registrou uma das maiores renovações de pomares, com o arranquio de 5.304 hectares e o plantio de 4.429 hectares de citros no último ano, segundo a Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), realizada pelo Fundecitrus.

No parque citrícola a incidência de HLB, pela primeira vez desde a sua identificação em 2004, se manteve estável, com 16,92% das laranjeiras contaminadas. O número é semelhante ao do ano passado de 17,89% se considerar a margem de erro da pesquisa de um ponto percentual para mais ou para menos. O motivo da estabilidade é a alta taxa de eliminação de plantas doentes, tanto pela saída de pomares, que levaram ao encolhimento do parque citrícola em 2015 quanto por parte dos produtores que estão fazendo o manejo adequado de HLB.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site do Fundecitrus.

Serviço
Curso de gestão estratégica de HLB - Limeira/SP
Data: 25/08
Local: COOPERCITRUS – Av. Dr. Hipólito Pinto Ribeiro, 377 – Bairro dos Pires
Horário: às 8h30
Inscrições: http://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada