dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Biodiversidade    
Embrapa promove evento para ampliar o aproveitamento de espécies nativas da biodiversidade brasileira
Evento acontece entre os dias 21 e 22 de setembro, em Campinas, SP
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Produtos e Mercado
31/08/2016

O aproveitamento racional e sustentável das diferentes espécies nativas do Brasil é uma preocupação constante do governo, das indústrias que utilizam matérias-primas da biodiversidade brasileira e da sociedade em geral. Alimentos, cosméticos, perfumaria, medicamentos, inoculantes, fibras e resina são alguns dos produtos do nosso dia-a-dia que utilizam estas matérias-primas.

Para conhecer melhor e refletir sobre todos os aspectos que envolvem o mercado de espécies nativas brasileiras, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa promove, em setembro de 2016, o Workshop: Nichos de mercado para o setor agroindustrial com o tema “Espécies nativas do Brasil: conhecimentos, tecnologias e negócios”, organizado pela Embrapa.

O objetivo é proporcionar a articulação e discussão entre os participantes, identificar as oportunidades de negócios relacionados às cadeias produtivas de nichos, com enfoque em produtos advindos de espécies nativas, além de promover a cooperação entre os participantes e a Embrapa, criando alternativas de ampliação desse mercado e a inserção de novos empreendedores no segmento.

Na dinâmica do Workshop, serão apresentadas palestras, estudos de caso e debates sobre oportunidades de mercado para produtos da biodiversidade brasileira, as políticas públicas para o aproveitamento responsável destes produtos, bem como o uso de matérias-primas de espécies nativas na indústria de alimentos, conhecimentos e tecnologias sobre frutas, castanhas, palmito e peixes nativos, recursos florestais não madeireiros nativos e sua aplicação no mercado e a utilização destas matérias primas nativas no setor de cosméticos e fragrâncias.

Dentro do contexto do evento estão programados espaços e intervalos de tempo para a articulação de empresas públicas e privadas envolvendo negócios com espécies nativas, seus processos, tecnologias e conhecimentos. Na programação técnica do evento estarão presentes: profissionais da indústria; da produção rural; dos setores de alimentos, recursos florestais e cosméticos; pesquisadores e técnicos de centros de pesquisa da Embrapa e representantes do Governo.

Os públicos-alvo do “Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial” são empresários e industriais do setor agrícola e afins, distribuidores varejistas e atacadistas, produtores rurais, representantes do setor de produção de sementes e mudas, profissionais da área de gastronomia, empreendedores, agentes de instituições de fomento, agentes de órgãos reguladores, formadores de opinião e estudantes universitários.

O Workshop conta com o patrocínio da Agrocinco e do Banco do Brasil e apoio institucional de associações, como a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Instituto de Pesquisas e Estudos da ABIHPEC, Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Essenciais, Produtos Químicos Aromáticos e Afins (ABIFRA), Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR).

O Sebrae, a Universidade São Francisco (USF), os projetos Microbacias II, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e o BFN (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, os Bares Quintana e Veríssimo, e a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Faculdade de Engenharia Agrícola ambas da Unicamp, também apoiam o evento.

As inscrições para o workshop e informações detalhadas estão disponíveis no site: www.embrapa.br/workshopnichos2016.

Serviço
Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial
Tema do Evento: “Espécies nativas do Brasil: conhecimentos, tecnologias e negócios”.
Data: 21 e 22 de setembro de 2016.
Horário: 8h00 às 18h00.
Local: Auditório 5 FCM/Unicamp.
Endereço: Rua Albert Sabin. s/nº – Cidade Universitária “Zeferino Vaz”.
Distrito de Barão Geraldo - Campinas, SP.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada