dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Parcerias  
FAPESP e Embrapii oferecem R$ 40 mi em apoio a pesquisas para inovação
Ideia é unir forças para a revitalização da capacidade de inovação do sistema industrial paulista e brasileiro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Diego Freire, Agência FAPESP
01/09/2016

A FAPESP assinou ontem (31/08) com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) um acordo de cooperação que prevê a destinação de R$ 40 milhões para o financiamento de pesquisas em colaboração entre empresas e universidades ou institutos no Estado de São Paulo.

A FAPESP e a Embrapii – organização social ligada aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – dividirão em partes iguais o investimento ao longo de cinco anos. A participação da Fundação se dá no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

Participaram da cerimônia o presidente da FAPESP, José Goldemberg, o presidente do Conselho de Administração da Embrapii e membro do Conselho Superior da FAPESP, Pedro Wongtschowski, o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, o diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo e o diretor científico da FAPESP, respectivamente, Carlos Américo Pacheco e Carlos Henrique de Brito Cruz.

Jorge Guimarães apresentou na ocasião o modelo de financiamento da organização, destacando que “a parceria com a FAPESP é um passo importante para o desenvolvimento da capacidade inovadora em São Paulo e no país”.

“A base da atuação da Embrapii é a cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, a partir das demandas do setor empresarial. Para isso, financiamos até 1/3 das despesas das unidades com projetos realizados em parceria com empresas, enquanto o restante dos custos é dividido entre outras partes. Com a entrada da FAPESP, abrem-se vários novos caminhos para essa colaboração, como o financiamento de áreas que não são cobertas pelos recursos da Embrapii, a exemplo da aquisição de equipamentos. Isso diminuirá o peso da empresa no esforço para inovar”, declarou.

José Goldemberg destacou que, “além dos recursos, a Fundação traz para essa parceria sua capacidade já amplamente estabelecida e reconhecida de apoiar a pesquisa no Estado de São Paulo, cada vez mais engajada em unir forças para a revitalização da capacidade de inovação do sistema industrial paulista e brasileiro”.

Para a coordenação das atividades do acordo, FAPESP e Embrapii formarão um comitê gestor de cooperação, constituído por dois representantes de cada uma das partes. O comitê vai identificar os temas de interesse da parceria e definir as diretrizes para submissão e avaliação de propostas interessadas no financiamento.

Além dos recursos alocados pelo acordo, cada projeto selecionado deverá ser cofinanciado por uma empresa parceira. A instituição-sede deverá disponibilizar contrapartida econômica conforme as regras do PITE e do Manual de Operação das Unidades Embrapii.

Inovação em São Paulo
De acordo com Pedro Wongtschowski, a Embrapii apoia atualmente 130 projetos, dos quais apenas 18 são executados no Estado de São Paulo.

“Apesar de São Paulo ter sete unidades da Embrapii, a capacidade do Estado para inovação está sub-representada. O acordo com a FAPESP certamente aumentará a presença e a participação das unidades locais e vai ao encontro do objetivo de fortalecer a união entre a academia e o setor industrial paulista, visando a criação de novos produtos e processos no estado”, disse ele.

FAPESP e Embrapii já são parceiras no apoio ao desenvolvimento de próteses ortopédicas customizadas de ligas de nióbio-titânio e titânio-nióbio-zircônio (leia mais em agencia.fapesp.br/23724). O trabalho é desenvolvido no âmbito do PITE pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Além do PITE, Carlos Henrique de Brito Cruz, destacou outros programas e iniciativas da FAPESP para apoio à colaboração entre universidades e empresas.

“Ao lado do PITE, temos o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que já apoiou milhares de iniciativas em empresas de menor porte, e os centros de pesquisa financiados pela FAPESP sediados em institutos de pesquisa e universidades no Estado de São Paulo, além de uma série de outras iniciativas que estimulam o desenvolvimento de inovação e aumentam efetivamente a competitividade”, disse ele.

Brito Cruz destacou os cinco Centros de Pesquisa Aplicada Colaborativa já constituídos, parceria da FAPESP com as empresas Peugeot-Citroën, BG, GSK e Natura e universidades e institutos, que deverão receber apoio por dez anos. “É essa experiência muito bem sucedida que trazemos para a mesa no acordo com a Embrapii, coma expectativa de que isso contribua, também, para o aumento da presença da organização e de suas unidades no Estado de São Paulo”, disse.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada