dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agroenergia    
Estudo do Imea será lançado durante 1º Congresso de Bioenergia e será guia para investidores
Viabilidade da produção de etanol de milho em Mato Grosso é tônica do evento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Karol Garcia, Pauta Pronta
02/09/2016

A viabilidade da produção de etanol de milho em Mato Grosso é tema de um amplo estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) ao longo de dez meses e que será apresentado durante o 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso e 3º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central. O evento é uma realização da Famato, Aprosoja e Senar-MT e vai ocorrer entre os dias 12 e 14 de setembro, em Cuiabá, com sete temas centrais: Biodiesel, Políticas Públicas, Geração de Energia Elétrica, Reflorestamento, Setor Sucroenergético, Mercado e Etanol de Milho.

De acordo com o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, durante o painel “Etanol de Milho – Cluster de Etanol de Milho em MT” serão mostrados aspectos amplos que levarão até o produtor informações sobre os impactos de uma usina desta em toda cadeia. Ele afirma que a ideia é que o trabalho seja um guia para o investidor.

“O grande diferencial do cluster é que vamos analisar o investimento em todos seus aspectos, mercadológicos, econômicos, sociais e ambientais, o que isso vai gerar para quem está fazendo o empreendimento e à região em que ela está localizada. Até porque há impacto em toda cadeia produtiva como, por exemplo, a produção de DDG que está diretamente relacionada à pecuária. E neste estudo todo o processo é analisado, não apenas a usina”, afirma Daniel.

O trabalho é elaborado pelo Imea, mas conta com parcerias como da Aprosoja e Sindalcool, que ajudaram na construção e custo do projeto. Atualmente, de 10 usinas que já produziam etanol de cana-de-açúcar em Mato Grosso três aderiram à modalidade “flex”, ou seja, receberam investimentos para adequações e produzem também etanol de milho.

No entanto, está previsto para junho de 2017 o início da operação de uma usina dedicada exclusivamente à produção etanol de milho e co-produtos, como o DDG (grãos secos por destilação, na sigla em inglês, que é extraído durante o processo de destilação, e é um produto com alto teor proteíco que pode ser uma alternativa economicamente viável para a alimentação animal). A indústria está sendo instalada em Lucas do Rio Verde.

“Vamos produzir 220 milhões de litros de etanol por ano, 6 mil toneladas de óleo de milho, 60.000 megawatts de energia elétrica para abastecimento da rede e ainda 100 mil toneladas de DDG de alta fibra e 50 mil toneladas de DDG de alta proteína. Produtos que serão uma alternativa de alta qualidade nutritiva em substituição parcial ao tradicional farelo de soja e o próprio milho em dietas de animais”, explica o afirma o diretor executivo da FS Bioenergia, Rafael Abud, que também vai participar do painel.

Segundo Latorraca, hoje Mato Grosso produz 19 milhões de toneladas de milho e consome 3,5 milhões de toneladas, o que significa que boa parte vai para exportação. “A ideia é agregar valor dentro do estado gerando emprego e renda já que temos essa oportunidade. Dentro da perspectiva de como crescer também na agroindústria, o Congresso vai trazer uma série de alternativas para que sejamos um grande estado não só na pecuária e agricultura, mas no agronegócio em um todo”, explica o superintendente do Imea.

O painel será mediado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, e contará ainda com a presença do médico veterinário da empresa Nutripura, Lainer Leite, que vai falar sobre o uso do DDG na Alimentação Animal.

Programação
O painel será realizado no dia 14 de setembro, a partir das 10h, no Cenarium Rural. As inscrições podem ser feitas pelo site da Famato, onde está a programação completa do evento: www.sistemafamato.org.br/bioenergiamt. Será necessária a entrega de 1kg de alimento não-perecível.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada