dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agroindústria  
Creme de leite: opção saudável e que agrega valor à produção leiteira no país
Relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae apresenta dicas para investir em um produto versátil e que atende à demanda por bem-estar
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fabiana Henrique, Sebrae SC
14/09/2016
 
A demanda por alimentos mais saudáveis traz uma grande oportunidade para empreendedores do setor leiteiro no Brasil: a produção de creme de leite desnatado.
 
Dado o tamanho do mercado brasileiro - quinto do mundo e que aumentou em 54% a produção em apenas 10 anos - a fabricação de creme de leite pode agregar valor a muitos produtores, como destaca recente relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, lembrando que a saudabilidade e o bem-estar são algumas das principais tendências mapeadas pelo Brasil Food Trends 2020.
 
O creme de leite é a gordura que foi separada do leite, que se torna desnatado - essa separação ocorre geralmente por centrifugação do líquido. Há diversos tipos no mercado: o fresco contém pelo menos 48% de gordura, é mais encorpado e pode ser batido em chantilly. O de caixinha ou lata, mais líquido e leve, tem 18% de gordura e passa pelo processo de temperatura ultra alta (UHT) para prolongar a validade. Já o food service é voltado para empresas que trabalham com alimentos, costuma ser acondicionada em caixas de um litro e contêm entre 24% e 27% de gordura. Os azedos e fermentados, como o sour cream e o creme fraiche, têm percentual de gordura entre 18% e 27% (respectivamente) e acidez maior devido a fermentação bacteriana láctica.
 
Para obter maior rendimento e qualidade do creme de leite, o processo de desnatamento do leite deve ser realizado imediatamente após a ordenha, em que a temperatura do líquido é aproximada de 33 a 35ºC. A produção demanda equipamentos como:
 
· Silos: utilizado para resfriar e estocar o leite até que se inicie o processo de fabricação do creme de leite.
 
· Desnatadeira: realiza a separação do creme de leite, ou nata, e o leite desnatado.
 
· Tambor: utilizado para processos associados ao de pasteurização.
 
· Esterilização: equipamento para o processo de esterilização, ou ultra-high temperature (UHT).
 
· Máquinas de envase: utilizado para o envase e embalamento do produto. Existem diferentes tipos de equipamentos, dependendo do tipo de embalagem que for escolhido: lata, caixinha, ou outro tipo
 
Estabelecimentos que trabalham com o segmento de creme de leite estão submetidos a uma série de normas e leis, como o Regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal – RIISPOA (que abrange higiene dos estabelecimentos, embalagem e rotulagem, classificação de produtos, meios de transporte, entre outros aspectos), a portaria N146, que aprova os regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos lácteos, o regulamento técnico de identidade e qualidade de creme de leite (aspectos físicos e químicos para o produto) e a instrução Normativa n. 23, que estabelece o regulamento técnico de identidade e qualidade de nata.
 
Aos empreendedores que querem iniciar a produção de creme de leite, o SIS/Sebrae recomenda:
 
· Desenvolver embalagens e rótulos atrativos ao consumidor. Para isso, é interessante atentar para o Brasil Food Trends 2020 e Brasil Pack Trends 2020, que tratam de tendências na área de alimentos e de embalagens. É importante contratar um designer para desenvolver a embalagem de acordo com o regulamento Técnico para rotulagem de produtos de origem animal embalado, da IN n. 22/2005
 
· Considerando o alto investimento para obtenção do Selo de Inspeção Federal, é interessante cogitar o cooperativismo como estratégia para agregar valor à produção. Além de corroborar com menores custos associados ao SIF, o cooperativismo contribui para o acesso do produto ao mercado, obtenção de autorização de produção e venda do produto, entre outros aspectos.
 
· Busque capacitação e participação em eventos da área e assuntos relacionados ao negócio. Além de se manter atualizado, essas oportunidades possibilitam networking que podem resultar em parcerias e negócios. Para tanto, confira cursos oferecidos pelo Sebrae EaD e Senar SC, e confira o calendário de eventos que ocorrem no País.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada