dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Jornada reúne 900 participantes no IAPAR na região Oeste do Paraná
Evento apresentou várias tecnologias para o sistema ILP
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Tadeu Felismino, IAPAR
20/09/2016

Para conhecer novas tecnologias de Integração Lavoura e Pecuária, 900 produtores, técnicos e estudantes de 20 municípios da região Oeste do Paraná participaram, no dia 14/9, da III Jornada Tecnológica no Campo, no Polo Regional de Pesquisa Oeste do Instituto Agronômico do Paraná, promovida pelo IAPAR em parceria com a Emater e o programa estadual Pecuária Moderna.

Entre várias tecnologias fundamentais para sistemas de integração lavoura e pecuária, foram apresentadas novas cultivares de aveia e azevém, sistemas de consórcios, sobressemeadura de forrageiras, uso de grãos de aveia na alimentação dos bovinos em substituição ao milho, manejo e adubação de pastagens e a nova raça de gado de corte Purunã – desenvolvida pelo IAPAR.

As demonstrações foram realizadas a campo e os participantes puderam discutir com os pesquisadores e extensionistas, observando os animais em pastejo em uma situação real, como em suas propriedades.

Comentando o aumento de 100% no público do evento, neste ano, seu idealizador, o pesquisador do IAPAR Elir de Oliveira, diz que “a maior participação dos pecuaristas e profissionais deveu-se à necessidade de buscar alternativas técnicas e economicamente sustentáveis diante das fortes geadas ocorridas, que prejudicaram as pastagens perenes, além da elevação dos preços dos concentrados proteicos e enérgicos à base de farelo de soja e de milho, onerando os custos do produto animal”.

O pesquisador comenta ainda que “o Paraná possui grande potencial para expansão de sistemas de integração lavoura e pecuária, devendo potencializar o uso das forrageiras de inverno de alta qualidade, melhorar a produção das pastagens perenes, promovendo maior diversificação da produção na propriedade com uma pecuária moderna e competitiva, onde a produção de soja e milho também é beneficiada com a rotação. Daí a importância de fortalecer o tripé pesquisa, extensão e setor produtivo”.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada