dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços      
Embrapa lança manual para identificar pragas e doenças da bananeira
A identificação correta do problema é condição indispensável para seu manejo racional, contribuindo para o equilíbrio do agroecossistema
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Felipe Rosa, Embrapa Amazônia Ocidental
23/09/2016

A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, disponibilizou na Livraria Embrapa o livro de bolso "Manual de Identificação de Doenças e Pragas da Cultura da Bananeira". A obra, que tem como editores técnicos os pesquisadores da Embrapa Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, apresenta diversas imagens e textos que ajudam a identificar e caracterizar os sintomas de doenças bióticas (causadas por nematoides, fungos, bactérias e vírus), assim como doenças abióticas (relacionadas ao ambiente) e os sintomas de deficiências nutricionais. O Manual também aborda as pragas que afetam a cultura.
 
Conforme o pesquisador Luadir Gasparotto, o livro é prático e facilita a vida dos agricultores e técnicos da extensão rural no momento de fazer o diagnóstico dos principais problemas que afetam a cultura da bananeira. "A obra versa sobre as doenças e pragas da bananeira, com enfoque nos sintomas, danos e ilustrações. A identificação correta do problema é condição indispensável para seu manejo racional, contribuindo para o equilíbrio do agroecossistema", destacou.
 
Os problemas fitossanitários relacionados a doenças, como sigatoka-negra, mal do panamá, moko, nematoses e viroses, e as pragas, como o moleque-da-bananeira, ocorrem em todo o território nacional e contribuem para que ocorram grandes perdas na produção. "As informações foram organizadas a partir da experiência dos autores, ao longo dos anos, e apresentadas de forma sintética, destinadas principalmente aos profissionais que atuam na cadeia produtiva da banana", ressaltou Gasparotto.
 
O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, destacou a importância do livro. "A Embrapa Amazônia Ocidental tem a satisfação de oferecer esta publicação como instrumento auxiliar na identificação imediata de doenças e pragas que afetam a bananeira. A obra reúne todas as informações sobre doenças bióticas e abióticas, assim como pragas que interferem no cultivo, na certeza de que será de grande utilidade para os diversos atores ligados à bananicultura nacional", disse.
 
O livro está sendo comercializado na Livraria Embrapa, em Brasília/DF, e no site da Livraria da Embrapa. Para obter mais informações o interessado pode realizar contato pelos telefones (61) 3448-4236 e (61) 3448-2494, ou pelo e-mail livraria@embrapa.br.
 
Também são autores do livro, além de Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira, os pesquisadores da Embrapa, Adauto Maurício Tavares, Adonis Moreira, Marilene Fancelli e Murilo Rodrigues de Arruda.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Bananicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada