dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Tecnologia    
Conhecendo um dos tesouros de Goiás
Banco ativo de germoplasma (BAG) foi criado há 41 anos e tem segredos que podem contribuir para que as gerações futuras tenham maior segurança alimentar e sejam mais bem nutridas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Paulo Hideo e Elcio Perpetuo Guimarães, pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão
14/10/2016

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/paulo_hideo_out16_ARTIGOS_2016101412348.jpg

O banco ativo de germoplasma (BAG) da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) foi criado a 41 anos e tem segredos que podem contribuir para que as gerações futuras do nosso Estado tenham maior segurança alimentar e sejam mais bem nutridas.

Um banco de germoplasma é um espaço físico onde são armazenadas, em condições especiais, sementes que são utilizadas para produzir novas variedades para os agricultores.

Na Embrapa Arroz e Feijão existe mais de 40.000 materiais de arroz e feijão que contam a história dessas culturas no Brasil, sem deixar de representar boa parte de tudo que existe no mundo, pois temos materiais de 110 países representados no BAG.

Em anos anteriores uma das tarefas principais do BAG foi coletar, nos campos de agricultores e áreas naturais, materiais tradicionais de arroz e feijão que cresciam nos diferentes estados brasileiros, incluindo Goiás.

Atualmente nossos agricultores estão, cada vez mais, sendo afetados pelas mudanças climáticas fazendo com que eles busquem por alternativas que respondam positivamente à essas mudanças e mantenham suas lavouras produtivas. As alternativas para eles estão nos pequenos frascos de sementes armazenados no Banco Ativo de Germoplasma.

Além disso, com um consumidor cada vez mais demandante, é dentro desse mesmo BAG podemos encontrar materiais especiais de arroz e feijão, como os grãos de arroz vermelho ou preto que já fazem parte dos pratos gourmet em muitos restaurantes das nossas cidades. O feijão branco, que a Embrapa acaba de lançar no mercado, é uma excelente alternativa para os mercados de exportação.

Por outro lado, a equipe técnica da Embrapa vem trabalhando para aproveitar a variabilidade existente no BAG, mantendo sempre preservadas as coleções de arroz e feijão que permitem escolher e melhorar as características específicas, como a tolerância à seca ou à doenças. Esse mesmo grupo de pesquisadores está olhando para o futuro fazendo o que chamamos de melhoramento preventivo, ou seja, produzindo a partir dos materiais do BAG, plantas de arroz e feijão tolerantes a problemas que ainda não existem no país, mas que estão em países vizinhos.

Multiplicadores de arroz e feijão
O BAG Arroz e Feijão da Unidade de Pesquisa de Goiás possui cerca de 27 mil amostras de arroz e 16 mil amostras de feijão. Nele são encontradas cultivares, variedades tradicionais, linhagens, populações e exemplares de espécies silvestres, coletadas no Brasil e em outros países, como foi o caso do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos que enviou 17 mil variedades de arroz a Goiânia em 2010.

Quanto ao feijão, eles também são multiplicados de acordo com a necessidade inerente a cada acesso. Os acessos que possuem volume de sementes abaixo de 100g são multiplicados em casas de vegetação, em sistema de vasos de 8 litros com solo e fertilizantes.

Para maior controle, todas as operações de plantio, colheita e debulha de sementes, são efetuados manualmente. Geralmente, se planta 4 vasos para cada acesso, que é o suficiente para produzir em torno de 150 a 400 g de sementes, dependendo do acesso. Só no caso do BAG Feijão, por exemplo, são multiplicados por ano, em torno de 500 acessos.

A conservação e o uso sustentável desse acervo são de fundamental importância para o futuro da pesquisa e do cultivo de cereais e leguminosas no país. Este é um dos tesouros de Goiás que ainda pouca gente sabe que existe, mas, num futuro próximo, vai fazer parte das refeições do povo goiano.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Genética
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada