dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Agricultura orgânica  
Programa consolida o Paraná como maior produtor de orgânicos
Produção chega a 130 mil toneladas de alimentos por ano
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
SETI - Secretaria Estadual da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
24/10/2016

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado no último dia 16 de outubro, o Paraná comemorou o título de maior produtor de alimentos orgânicos do país e o segundo Estado brasileiro com o maior número de propriedades certificadas para a produção de orgânica. São 1.966 propriedades, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atrás apenas do Rio Grande do Sul.

O Paraná tem uma produção de 130 mil toneladas de alimentos por ano, segundo o Instituto Emater. O bom desempenho do Estado se deve, principalmente, ao Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO). É o único programa público no país a orientar e capacitar os produtores, fazer auditoria e a certificação da produção de alimentos orgânicos. O programa envolve a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das universidades estaduais; o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), que é o órgão certificador.

Nos últimos quatro anos mais de 290 propriedades foram certificadas, em todas as regiões paranaenses.O Governo do Paraná já investiu no R$ 5,5 milhões no programa que, somados aos valores da fase 3 - que começou em 2016 e segue até 2018 -, totalizam R$ 8 milhões por meio do Fundo Paraná. Até o término da fase 3, a meta é certificar cerca de 1.040 produtores. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, disse que o programa registra excelentes resultados e contribui para a valorização da produção de orgânicos no estado. “Por isso estamos trabalhando para a sua continuidade”, afirmou. Na opinião do coordenador da Unidade Gestora do Fundo Paraná, Luiz Cézar Kawano, hoje o Paraná tem a maior produção de orgânicos do país e consegue fomentar a inovação tecnológica e a organização de pequenos agricultores para que eles possam melhorar a sua renda e levar à população um alimento de melhor qualidade.

Capacitação e Certificação
Os agricultores que pretendem passar da produção convencional para a orgânica são orientados por técnicos e estudantes das sete universidades estaduais que fazem acompanhamento técnico e a capacitação dos produtores. Para que receba a certificação, a propriedade deve atender a uma série de normas, principalmente a troca de agrotóxicos e insumos químicos por técnicas agroecológicas, preservação dos ecossistemas, promoção do uso saudável do solo e da água e comércio justo. A certificação é auditada pelo Tecpar que é responsável pela capacitação dos 34 bolsistas do programa.

Agricultura Familiar
O programa é voltado a pequenas propriedades, adaptado à realidade da agricultura familiar. “Não queremos substituir o agronegócio, mas é possível ter uma produção de orgânicos que traga mais renda, mais saúde e mais satisfação ao pequeno produtor”, explicou o professor Rogério Barbosa Macedo, coordenador do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP). O programa faz a certificação para agricultores familiares do Estado de forma gratuita, além de capacitar a comunidade acadêmica para atuar em serviços de extensão rural, formando mão de obra qualificada para o Estado e promovendo a inserção de produtos com o selo “Orgânico Brasil” no mercado. Com a certificação, os agricultores familiares contam com o incentivo econômico, já que há uma valorização do produto orgânico, eles também são habilitados para programas públicos, como a merenda escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Especialização
Outra iniciativa para fortalecer a produção de orgânicos é o Mestrado Profissionalizante em Agroecologia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o segundo a ser criado no Brasil. Esse mestrado é fruto do trabalho de docentes da UEM e também de professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade da Califórnia (University of California), com apoio da Secretaria do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A proposta do curso é fomentar pesquisas em produção agroecológica familiar, aumentar o conhecimento sobre a natureza e os indicadores de qualidade e de sustentabilidade dos agroecossistemas, bem como apoiar e potencializar a Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia.

De acordo com o coordenador do curso, professor José Ozinaldo Alves, o objetivo é aliar o conhecimento acadêmico à experiência prática de agricultores, para atender a demanda do Estado por profissionais especializados. Outra iniciativa para incentivar a produção de orgânicos no Estado é a promoção do primeiro Dia de Campo, com tecnologias de produção. A ação acontecerá de 11 a 12 de novembro, na Estação Experimental Agroecológica Terra Livre, em Bandeirantes, no Norte do Estado.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Notícia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada