dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     11/08/2020            
 
 
    
Produção      
Toda família precisa de um agricultor
O que pessoas e empresas de todo o mundo podem encontrar no Google, de uma forma consolidada, sobre o agronegócio do Brasil e de nossos concorrentes? Este foi o impulso para um oportuno estudo realizado pela ABMRA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Coriolano Xavier, Vice-Presidente de Comunicação do CCAS e Professor do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM
24/10/2016

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/coriolano_out16_ARTIGOS_20161024133243.jpg

O slogan é dos gringos, mas bem que podia ser nosso. O que pessoas e empresas de todo o mundo podem encontrar no Google, de uma forma consolidada, sobre o agronegócio do Brasil e de nossos concorrentes? Este foi o impulso para um oportuno estudo realizado pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) e pelo GIG (Global Inteligence Group¹), para descobrir a visibilidade de marketing institucional do agro entre diferentes países, na internet. E o resultado para o Brasil foi pior do que os 7 a 1 contra a Alemanha. Desta vez, o placar foi de 12 a 0.

A pesquisa aprofundou-se em 13 países representativos em exportações e/ou inovações no agronegócio: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Peru, Uruguai, China, Austrália, Nova Zelândia, Israel, Bélgica, Espanha, Holanda e Itália. E, como o espaço deste comentário é limitado para se falar de todos, vamos focar em quatro, que expressam situações estratégicas diferentes.

Há o interessante exemplo da Austrália e do site lá desenvolvido pelo “Conselho de Agronegócio da Austrália” (Agribusiness Council of Australia) – uma organização não lucrativa organizada em 2011, que congrega 11 membros eleitos, com o papel de representar o setor junto a decisores chave da economia e do governo. A iniciativa atrai o engajamento do governo, do agro e de empresas, consolidando uma visão articulada do agronegócio australiano e promovendo sua defesa de valor, com ênfase para inovação.

O estudo também mostra que países pequenos podem desenvolver posicionamentos de valor, mundiais. Como é o caso da Bélgica, com um site marcado por slogan forte – “Pequeno país, grandes alimentos” (Small country. Great Food), indicando a provável existência de metas bem definidas de marketing global. E até o nosso vizinho Uruguai criou um posicionamento internacional através de uma “marca de país” – “Uruguay Natural”, que é franqueada a empreendedores do campo.

Um caso bem conhecido é o dos Estados Unidos, com o site do USDA (Departamento de Agricultura), que promove de modo exemplar o agro norte-americano e também dedica um foco interessante à valorização do produtor. Dois slogans traduzem a força dessa ação de fortalecimento da percepção urbana sobre o campo: “Toda família precisa de um agricultor” (“Every family needs a farmer”) e “Conheça os produtores, conheça sua comida” (“Know your farmer, know your food”).

O agronegócio brasileiro parece que ainda está devendo no diálogo de marketing com o mundo, quando se pensa na internet. Claro que ele vai muito bem, obrigado. Mas quando se olha para o futuro e se quer um agro com tônus para brigar bem em mercados maduros, que buscam inovações e são muito mais sensíveis a percepções de valor nos produtos, bem que poderíamos estar muito mais à frente na construção da marca “Brasil”.

*1-Estudo realizado em janeiro de 2016. Buscas realizadas nas três primeiras páginas do Google para País+Agriculture e País+Agribusiness, em inglês, com seleção de sites relevantes.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Sustentável
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada